Pular para o conteúdo principal

A revolução da logística de entregas

Em um mercado extremamente carente, soluções como inteligência artificial e crowdshipping prometem mais agilidade e eficiência nos transportes de produtos

Para as empresas e transportadoras, a logística de entrega é um dos processos mais importantes e vitais. E não são poucas as dificuldades do meio: roubo de cargas, trânsito, temporais, estradas precárias, etc. Hoje, o investimento brasileiro com transporte e logística é de apenas 0,6% do Produto Interno Bruto (PIB), quando a média mundial está na faixa de 1,2% do PIB.

Com tantas barreiras, é preciso muito planejamento e tecnologia para que nada impeça que o produto chegue até o consumidor. Por isso, a inovação se tornou uma forte aliada de empresas e do mercado de logística. A criação de softwares especializados facilitou e muito o dia a dia das entregas pelo Brasil. Essa tecnologia garante não só a pontualidade, mas também redução de custos e aumento de produtividade, facilitando a gestão das operações.

Foi mapeando as carências do mercado que a startup catarinense AgileProcess desenvolveu uma série de soluções tecnológicas para resolver a operação logística das empresas. Em minutos, o sistema otimiza o uso da frota e gera as melhores rotas para os atendimentos, além de auxiliar cada motorista, mostrando o percurso com apoio de GPS e fazendo a comprovação de entregas no exato momento em que forem realizadas.

Segundo o CEO da AgileProcess, Evilásio Garcia, a empresa trabalha com o objetivo de transformar e revolucionar processos de maneira inovadora. “Somos produtores de tudo o que oferecemos e ter esse domínio nos faz abordar o mercado de forma diferente. Procuramos entender os problemas e necessidades do segmento para apresentar uma solução inovadora.”

Outra novidade que facilita muito a vida das empresas é o uso de inteligência artificial para manter as informações dos atendimentos sempre atualizadas. O sistema tem a capacidade de "auto calibrar" seus parâmetros mantendo informações como janelas de horário dos atendimentos, tempos de atendimento e trânsito sempre atualizadas. “É um sistema que se retroalimenta e elimina a necessidade de várias pessoas atualizando dados o tempo todo”, explica Garcia.

O consumidor final também está incorporado ao processo. A startup recentemente desenvolveu um módulo no sistema que integra o cliente sobre o status da entrega. “Isso faz com que a eficiência seja maior, pois podemos trocar informações sobre possíveis problemas e corrigir na hora.”

Fonte: http://www.revistamundologistica.com.br/noticias/tecnologia-a-revolucao-da-logistica-de-entregas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qual a melhor opção para as transportadoras: lucro presumido ou simples nacional

TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGA TRIBUTAÇÃO LUCRO PRESUMIDO X SIMPLES NACIONAL O segmento do transporte rodoviário de carga esteve sempre numa condição diferenciada no que se refere a tributação e, o maior exemplo disto é a tributação pelo Lucro Presumido. Beneficiada com a mesma apuração do Lucro previsto para a indústria e o comércio quando estas são tributadas sobre 8% do seu faturamento, ao contrário do transporte rodoviário de passageiros que tem alíquota de 16%. Quanto à tributação pelo SIMPLES NACIONAL sempre foi discutível se seria vantajoso ou não optar por esta condição considerando que a Tabela III a qual está inserida não apresenta muitos benefícios pelas faixas de tributação. Com o advento da desoneração da folha (01/2014) praticamente a opção do SIMPLES NACIONAL se tornou inviável pois, somando todos impostos e contribuições do Lucro Presumido a tributação por este sistema é efetivamente mais favorável ao transportador. Lembramos que exis...

Nova solução da DHL eCommerce poderá impulsionar comércio eletrônico no Chile

A DHL Supply Chain, empresa líder mundial em distribuição e armazenagem, lança no Brasil seu primeiro Centro Multicliente de Packaging (embalamento secundário). Também conhecido como copacker, o embalamento secundário consiste na produção de uma embalagem suplementar de um produto, conjunto de produtos, com ou sem brindes, para fins promocionais ou de comunicação de forma geral. O Centro, o primeiro da DHL no Brasil com capacidade de atender vários clientes de diferentes mercados, irá desenvolver kits, fazer a prototipagem, gerenciar os itens envolvidos, montar, acondicionar em caixas e pallets para armazenagem e distribuição. Linhas de produção Inicialmente, são 7 linhas de produção com a capacidade de montar até 3 milhões de kits por mês, com flexibilidade para expansão no curto prazo. O Centro Multicliente de Packaging está localizado em Guarulhos, próximo ao Aeroporto Internacional, com uma área dedicada de 3,8 mil m², infraestrutura completa e capacidade de até 2,5 mil ...

Saiba o significado dos símbolos nas caixas de papelão

  As caixas de papelão são utilizadas diariamente em grande escala, em diversas empresas e distribuidoras, embalando e protegendo objetos que ficam dentro delas. Como normalmente não é possível saber o que existe dentro, a embalagem precisa indicar os cuidados que aquele item precisa ter. A primeira coisa que nos atentamos é o visual, aí que entra a importância dos símbolos nas caixas, que precisam ser impressos de forma bem visível para que as embalagens sejam tratadas de maneira adequada. Esses símbolos determinam o tipo de cuidado que é preciso ser depositado em determinada mercadoria. Com certeza você já viu um desses símbolos, ao menos de relance. Sabe o que significa cada uma das ilustrações? Não? Mas, aposto que agora surgiu uma certa curiosidade. Bom, as caixas de papelão têm impressos alguns símbolos que mostram a necessidade do cuidado na armazenagem e manuseio de acordo com os itens que estão dentro delas. Confira alguns signif...