Em um mercado extremamente carente, soluções como inteligência artificial e crowdshipping prometem mais agilidade e eficiência nos transportes de produtos
Para as empresas e transportadoras, a logística de entrega é um dos
processos mais importantes e vitais. E não são poucas as dificuldades do
meio: roubo de cargas, trânsito, temporais, estradas precárias, etc.
Hoje, o investimento brasileiro com transporte e logística é de apenas
0,6% do Produto Interno Bruto (PIB), quando a média mundial está na
faixa de 1,2% do PIB.
Com tantas barreiras, é preciso muito planejamento e tecnologia para
que nada impeça que o produto chegue até o consumidor. Por isso, a
inovação se tornou uma forte aliada de empresas e do mercado de
logística. A criação de softwares especializados facilitou e muito o dia
a dia das entregas pelo Brasil. Essa tecnologia garante não só a
pontualidade, mas também redução de custos e aumento de produtividade,
facilitando a gestão das operações.
Foi mapeando as carências do mercado que a startup catarinense
AgileProcess desenvolveu uma série de soluções tecnológicas para
resolver a operação logística das empresas. Em minutos, o sistema
otimiza o uso da frota e gera as melhores rotas para os atendimentos,
além de auxiliar cada motorista, mostrando o percurso com apoio de GPS e
fazendo a comprovação de entregas no exato momento em que forem
realizadas.
Segundo o CEO da AgileProcess, Evilásio Garcia, a empresa trabalha com o
objetivo de transformar e revolucionar processos de maneira inovadora.
“Somos produtores de tudo o que oferecemos e ter esse domínio nos faz
abordar o mercado de forma diferente. Procuramos entender os problemas e
necessidades do segmento para apresentar uma solução inovadora.”
Outra novidade que facilita muito a vida das empresas é o uso de
inteligência artificial para manter as informações dos atendimentos
sempre atualizadas. O sistema tem a capacidade de "auto calibrar" seus
parâmetros mantendo informações como janelas de horário dos
atendimentos, tempos de atendimento e trânsito sempre atualizadas. “É um
sistema que se retroalimenta e elimina a necessidade de várias pessoas
atualizando dados o tempo todo”, explica Garcia.
O consumidor final também está incorporado ao processo. A startup
recentemente desenvolveu um módulo no sistema que integra o cliente
sobre o status da entrega. “Isso faz com que a eficiência seja maior,
pois podemos trocar informações sobre possíveis problemas e corrigir na
hora.”
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