A Scania, referência mundial em soluções de transporte sustentável,
fará um aporte de R$ 2,6 bilhões em suas operações no mercado
brasileiro. O programa de investimento da fabricante sueca teve início
no ano passado e vai até 2020, com recursos que serão destinados ao
desenvolvimento de novos produtos, atualização e modernização do parque
industrial de São Bernardo do Campo, bem como à rede de concessionárias.
“Chegamos ao Brasil em 1957, quando ocupávamos um escritório na Rua
Líbero Badaró, no centro de São Paulo. De lá fomos para um galpão na Rua
Guaramiranga, na Vila Carioca. Em 1962 houve a transferência para São
Bernardo do Campo, a construção da fábrica de motores e o nascimento do
primeiro Rei da Estrada no País, que abriu o caminho para uma trajetória
promissora”, conta Rogério Rezende, diretor de Assuntos Institucionais e
Governamentais da Scania Latin America. “Sem visão de longo prazo, essa
história não teria sido possível.”
Os investimentos programados asseguram a continuidade da evolução
tecnológica da unidade brasileira, e a Scania reforça a estratégia de
manter o Brasil como um espelho da Suécia. “Continuamos investindo no
que há de melhor em tecnologia do setor automotivo, e isso reforça o
compromisso com o País e com um sistema de transporte sustentável”,
ressalta Rogério. “Não podemos apenas olhar a situação de hoje ou do
próximo ano, pois quando falamos de investimentos temos de olhar para 10
ou 20 anos à frente.”
Segundo Rogério, a decisão de fincar no Brasil a primeira fábrica
fora da Suécia provou-se acertada. “Hoje estamos presentes de norte a
sul, leste a oeste – nas estradas e vias das cidades do País. São seis
décadas de atividades marcadas pelo pioneirismo, responsabilidade social
e ambiental, respeito às leis, aos seus clientes e colaboradores”, diz.
Apoiada pelo sistema de produção global introduzido na década de 90, a
fábrica no ABC Paulista se transformou em uma plataforma de exportação.
“É a partir dela que abastecemos hoje cerca de 30 mercados da América
Latina, do Oriente Médio, da África e da Ásia”, explica Rogério.
“Direcionar o volume para outros países foi uma das estratégias que
usamos para atravessar o período de crise na economia. Um exemplo disso é
que preparamos nossa linha de produção para fabricar o motor Euro 6.”
Ainda com o foco em ter em São Bernardo do Campo o padrão de
excelência global, recentemente, a Scania inaugurou o laboratório
responsável por desenvolver, testar e certificar motores. A nova área de
pesquisa, que demandou investimento de R$ 40 milhões, é a primeira da
empresa fora da Suécia. No ano anterior, em 2015, também anunciou uma
nova fábrica de pintura e montagem de cabinas de caminhão, mais
eficiente e automatizada, capaz de entregar até 140 cores diferentes aos
clientes da marca, que teve um aporte de R$ 96 milhões.
“Nossa história reflete o investimento que fizemos para ter um parque
industrial de ponta com tecnologia avançada e uma marca sólida,
superando obstáculos e evoluindo com nossos produtos e serviços e,
sobretudo, investindo em pessoas e em relações – bases do nosso
negócio”, finaliza.
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