Pular para o conteúdo principal

Porto de Santos volta a crescer em movimentação e fevereiro bate novo recorde



O Porto de Santos voltou a registrar crescimento na movimentação de cargas. De  acordo com o setor de Tarifas e Estatísticas da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), fevereiro de 2017 registrou recorde para o mês, com a movimentação  de 9,6 milhões de toneladas.
O número supera o recorde registrado no ano passado em 7,3%. O resultado acumulado para o 1º bimestre do ano também é recorde,  com a movimentação somada de janeiro e fevereiro ficando em 17,04 milhões de toneladas (1,1% acima do recorde anterior, que foi de 16,85 milhões de toneladas, no ano passado).

Exportações

O crescimento foi registrado nos dois fluxos de cargas: importação e exportação. Nas exportações, os principais produtos de granéis vegetais sólidos (açúcar e complexo soja) obtiveram os melhores resultados históricos para o mês de fevereiro, respectivamente 1,34 milhões t  e 2,87 milhões t. Com isso, os embarques de mercadorias pelo Porto de Santos registraram o seu maior resultado histórico para o mês: 6,85 milhões de toneladas. O crescimento em relação a fevereiro do ano passado foi de 2,5%.
Ainda nas exportações, o terceiro produto mais embarcado foi a celulose, com 207,5 mil toneladas embarcadas. Completam os dez produtos de maior movimentação óleo diesel (crescimento de 29,7%, 158,7 mil t), óleo combustível (aumento de 16,9%, 145,65 mil t), café em grãos (queda de 4,4%, 118,7 mil t), sucos cítricos (49% de queda, 95,4 mil t), gasolina (93,5 mil toneladas, +6,4%), carnes (72,7 mil t, crescimento de 16,2%) e milho (65,6 mil t de movimentação).

Importações

Nas importações, o aumento foi mais expressivo: 21,1% em relação a fevereiro de 2016. Os produtos com maior participação foram o adubo, com 428,5 mil toneladas movimentadas, um crescimento de 266,5% em relação a fevereiro do ano passado,. O enxofre sal foi a segunda mercadoria em movimentação (251,8 mil toneladas), com aumento de 44,3% em relação ao mesmo mês do ano passado. Completam os cinco produtos com maior movimentação nas importações: óleo diesel (crescimento de 56,3%, movimentação de 185,4 mil t), trigo (aumento de 30,9%, 113,5 mil t) e fosfato de cálcio, com 59,6 mil toneladas (queda de 5,4%).
Outro dado positivo é a movimentação de contêineres, que voltou a registrar crescimento. Em fevereiro, foram 7,7% de crescimento,  com o registro de 278.277 TEU (ante 258.450 TEU em fevereiro de 2015). No acumulado do ano, o crescimento é de 5,8%, com a movimentação de 558.25 TEU (no 1º bimestre de 2015 foram 527.652 TEU). O fluxo de navios registrou queda de 2,5% no mês, com 389 atracações, contra 399 em fevereiro do ano passado.
Fonte:  O Porto de Santos voltou a registrar crescimento na movimentação de cargas. De  acordo com o setor de Tarifas e Estatísticas da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), fevereiro de 2017 registrou recorde para o mês, com a movimentação  de 9,6 milhões de toneladas.
O número supera o recorde registrado no ano passado em 7,3%. O resultado acumulado para o 1º bimestre do ano também é recorde,  com a movimentação somada de janeiro e fevereiro ficando em 17,04 milhões de toneladas (1,1% acima do recorde anterior, que foi de 16,85 milhões de toneladas, no ano passado).

Exportações

O crescimento foi registrado nos dois fluxos de cargas: importação e exportação. Nas exportações, os principais produtos de granéis vegetais sólidos (açúcar e complexo soja) obtiveram os melhores resultados históricos para o mês de fevereiro, respectivamente 1,34 milhões t  e 2,87 milhões t. Com isso, os embarques de mercadorias pelo Porto de Santos registraram o seu maior resultado histórico para o mês: 6,85 milhões de toneladas. O crescimento em relação a fevereiro do ano passado foi de 2,5%.
Ainda nas exportações, o terceiro produto mais embarcado foi a celulose, com 207,5 mil toneladas embarcadas. Completam os dez produtos de maior movimentação óleo diesel (crescimento de 29,7%, 158,7 mil t), óleo combustível (aumento de 16,9%, 145,65 mil t), café em grãos (queda de 4,4%, 118,7 mil t), sucos cítricos (49% de queda, 95,4 mil t), gasolina (93,5 mil toneladas, +6,4%), carnes (72,7 mil t, crescimento de 16,2%) e milho (65,6 mil t de movimentação).

Importações

Nas importações, o aumento foi mais expressivo: 21,1% em relação a fevereiro de 2016. Os produtos com maior participação foram o adubo, com 428,5 mil toneladas movimentadas, um crescimento de 266,5% em relação a fevereiro do ano passado,. O enxofre sal foi a segunda mercadoria em movimentação (251,8 mil toneladas), com aumento de 44,3% em relação ao mesmo mês do ano passado. Completam os cinco produtos com maior movimentação nas importações: óleo diesel (crescimento de 56,3%, movimentação de 185,4 mil t), trigo (aumento de 30,9%, 113,5 mil t) e fosfato de cálcio, com 59,6 mil toneladas (queda de 5,4%).
Outro dado positivo é a movimentação de contêineres, que voltou a registrar crescimento. Em fevereiro, foram 7,7% de crescimento,  com o registro de 278.277 TEU (ante 258.450 TEU em fevereiro de 2015). No acumulado do ano, o crescimento é de 5,8%, com a movimentação de 558.25 TEU (no 1º bimestre de 2015 foram 527.652 TEU). O fluxo de navios registrou queda de 2,5% no mês, com 389 atracações, contra 399 em fevereiro do ano passado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova solução da DHL eCommerce poderá impulsionar comércio eletrônico no Chile

A DHL Supply Chain, empresa líder mundial em distribuição e armazenagem, lança no Brasil seu primeiro Centro Multicliente de Packaging (embalamento secundário). Também conhecido como copacker, o embalamento secundário consiste na produção de uma embalagem suplementar de um produto, conjunto de produtos, com ou sem brindes, para fins promocionais ou de comunicação de forma geral. O Centro, o primeiro da DHL no Brasil com capacidade de atender vários clientes de diferentes mercados, irá desenvolver kits, fazer a prototipagem, gerenciar os itens envolvidos, montar, acondicionar em caixas e pallets para armazenagem e distribuição. Linhas de produção Inicialmente, são 7 linhas de produção com a capacidade de montar até 3 milhões de kits por mês, com flexibilidade para expansão no curto prazo. O Centro Multicliente de Packaging está localizado em Guarulhos, próximo ao Aeroporto Internacional, com uma área dedicada de 3,8 mil m², infraestrutura completa e capacidade de até 2,5 mil

41 concursos públicos pagam salários de até R$ 28,9 mil

São Paulo - Para quem quer seguir carreira pública, veja os concursos públicos com inscrições abertas. As oportunidades profissionais estão espalhadas por todas as regiões do país. Exército Há 67 vagas para o curso de formação de oficiais do quadro complementar e para o estágio de instrução e adaptação para o ingresso no quadro de capelães militares. Todas as oportunidades exigem nível superior. Para os curso de formação de oficiais há vagas para as áreas de administração, assistência social, ciências contábeis, direito, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, informática, nutrição, psicologia, terapia ocupacional e veterinária. Nesses casos, é preciso ter formação na área correspondente, ter no máximo 36 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula e altura mínima de 1,60 m para homens e de 1,55 m para mulheres. Para as vagas de capelães militares, há 3 oportunidades para sacerdote católico e uma para pastos evangélico. Podem participar da seleção, candidatos com idades entre

Qual a melhor opção para as transportadoras: lucro presumido ou simples nacional

TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGA TRIBUTAÇÃO LUCRO PRESUMIDO X SIMPLES NACIONAL O segmento do transporte rodoviário de carga esteve sempre numa condição diferenciada no que se refere a tributação e, o maior exemplo disto é a tributação pelo Lucro Presumido. Beneficiada com a mesma apuração do Lucro previsto para a indústria e o comércio quando estas são tributadas sobre 8% do seu faturamento, ao contrário do transporte rodoviário de passageiros que tem alíquota de 16%. Quanto à tributação pelo SIMPLES NACIONAL sempre foi discutível se seria vantajoso ou não optar por esta condição considerando que a Tabela III a qual está inserida não apresenta muitos benefícios pelas faixas de tributação. Com o advento da desoneração da folha (01/2014) praticamente a opção do SIMPLES NACIONAL se tornou inviável pois, somando todos impostos e contribuições do Lucro Presumido a tributação por este sistema é efetivamente mais favorável ao transportador. Lembramos que exis