A sustentabilidade é um tema especialmente importante para a Hamburg Süd, primeira empresa na indústria do transporte de contêineres no mundo a publicar o Relatório de Sustentabilidade de acordo com as Normas “Padrão G4” da GRI (Iniciativa de Relatórios Globais).
Neste documento, a empresa aborda os principais tópicos da área de responsabilidade ambiental, sendo que a água ocupa uma posição de destaque.
Pioneiras
Tanto a Aliança quanto a Hamburg Süd foram pioneiras na implementação do Plano de Gerenciamento de Água de Lastro. Pelo projeto, deve-se evitar a troca desnecessária de água de lastro e, quando for imprescindível, ela deve ocorrer apenas em águas oceânicas, segundo normas internacionais.
“O objetivo é controlar os impactos ao meio ambiente marinho, minimizando a transferência de organismos que podem ser nocivos à sociedade”, explica Carlos Arthur Pereira, coordenador de Qualidade e Meio Ambiente da Aliança.
Lastro
De acordo com ele, microorganismos que são transportados na água de lastro e despejados em regiões costeiras podem apresentar ameaças à flora e fauna desses locais. “Por isso, temos o controle total desse processo para minimizar o impacto ambiental, contribuindo para o equilíbrio ecológico e manutenção da biodiversidade”, complementa.
O lastro é o peso colocado a bordo de uma embarcação para gerar equilíbrio e estabilidade. Quando colocada a bordo é chamada de água de lastro, sendo armazenada em compartimentos específicos, chamados de tanques de lastro, visando complementar o peso até que atinja o limite mínimo de calado para uma navegação segura.
Com as medidas adotadas, Aliança e Hamburg Süd cumprem rigorosamente as recomendações da IMO Resolução A.868(20), da Anvisa e da NORMAN 20, que regulamenta o gerenciamento da água de lastro, colaborando para a preservação deste recurso natural essencial à sobrevivência das espécies.
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