Pular para o conteúdo principal

Movimento em outubro supera previsão no Porto de Santos



A movimentação de cargas no Porto de Santos registrou em outubro declínio de 2,3% no total acumulado do período, decorrente, principalmente, da expressiva queda das exportações no mês. Apesar da redução, outubro, com o total de 9.146.027 toneladas operadas, registrou crescimento em relação à previsão inicial da Companhia Docas do Estado de São Paulo – Codesp que estimava 9.019.608 toneladas para o mês, elevando a previsão de fechamento do ano para 114.171.433 toneladas.
Com redução de 27,4% das cargas embarcadas, o crescimento de 5% das importações em outubro não foi suficiente para conter a queda que atingiu 19,2% no total mensal, refletindo significativamente na diminuição de 2,3% do total acumulado no período.
O movimento de outubro atingiu quase 9,15 milhões de toneladas, elevando para 97,67 milhões de toneladas o acumulado no ano. Com uma participação de quase 72% no total geral do período, a acentuada queda de 27,4% das exportações no mês reverteu a tendência, verificada ao longo do ano, de crescimento nesse fluxo.
Complexa soja, milho e celulose foram as cargas que mais influíram para o desempenho negativo das exportações. Além da significativa queda (o milho, por exemplo, caiu 72,8%), a expressiva participação dessas mercadorias no fluxo de embarques potencializou o efeito negativo da redução. Somente o milho respondeu em outubro por quase 13% do total exportado. No total acumulado, milho e celulose tiveram impacto destacado, implicando na redução dos embarques no período, enquanto, mesmo com desempenho negativo no mês, o complexo soja ainda mantém tendência de crescimento.
Nas importações, o viés de baixa verificado no acumulado do período ao longo de todo este ano se manteve, apesar de vir, a partir do segundo semestre, apontar reação, mesmo mantendo índice negativo. No primeiro trimestre do ano, a queda era de 14,8%, chegando a setembro com 5,0% de redução. O impacto mais forte nas importações verificado no acumulado até outubro foi a diminuição de 12,3% nas descargas de enxofre, a segunda a carga de maior expressão neste fluxo.
As operações com contêineres também mantiveram a tendência de queda, chegando a outubro com redução de 8,0% no mês e de 7,0% no acumulado quanto ao total TEU’s movimentados.

Balança Comercial

Nos dados apurados pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), as cargas movimentadas por Santos nos dois fluxos, a chamada corrente comercial, tiveram aumento na participação sobre o total nacional, chegando a 29,0%, a quinta maior participação no acumulado mensal desde 1995, reflexo da expressiva marca de US$77,5 bilhões em trocas comerciais através do complexo santista. Apesar da redução de 8,0% em relação a igual período do ano passado (US$ 84,3 bilhões), a queda ficou bem aquém do declínio de 13% no total nacional.
As exportações apontaram participação de 28,5% sobre o total brasileiro, correspondente a US$ 43,6 bilhões. China, Estados Unidos e Argentina foram, respectivamente, os principais países parceiros através de trocas comerciais com o Porto de Santos, respondendo por 32,7% do valor comercial das cargas embarcadas. O complexo soja, açúcar e café, respectivamente, foram os três itens de maior destaque na pauta de exportação do porto santista, representando 31,3% das mercadorias embarcadas.
As importações tiveram participação de 29,6% sobre o total nacional, correspondentes a US$ 33,9 bilhões no total acumulado. China, Estados Unidos e Alemanha, foram, nesta ordem, os principais exportadores de carga para Santos, representando, pelo valor comercial, 48,1% do total de cargas descarregadas no porto. Gasóleo, caixas de marchas (auto parte) e inseticidas foram as cargas mais importadas, participando com 4,6% sobre o total de cargas importadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qual a melhor opção para as transportadoras: lucro presumido ou simples nacional

TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGA TRIBUTAÇÃO LUCRO PRESUMIDO X SIMPLES NACIONAL O segmento do transporte rodoviário de carga esteve sempre numa condição diferenciada no que se refere a tributação e, o maior exemplo disto é a tributação pelo Lucro Presumido. Beneficiada com a mesma apuração do Lucro previsto para a indústria e o comércio quando estas são tributadas sobre 8% do seu faturamento, ao contrário do transporte rodoviário de passageiros que tem alíquota de 16%. Quanto à tributação pelo SIMPLES NACIONAL sempre foi discutível se seria vantajoso ou não optar por esta condição considerando que a Tabela III a qual está inserida não apresenta muitos benefícios pelas faixas de tributação. Com o advento da desoneração da folha (01/2014) praticamente a opção do SIMPLES NACIONAL se tornou inviável pois, somando todos impostos e contribuições do Lucro Presumido a tributação por este sistema é efetivamente mais favorável ao transportador. Lembramos que exis...

Nova solução da DHL eCommerce poderá impulsionar comércio eletrônico no Chile

A DHL Supply Chain, empresa líder mundial em distribuição e armazenagem, lança no Brasil seu primeiro Centro Multicliente de Packaging (embalamento secundário). Também conhecido como copacker, o embalamento secundário consiste na produção de uma embalagem suplementar de um produto, conjunto de produtos, com ou sem brindes, para fins promocionais ou de comunicação de forma geral. O Centro, o primeiro da DHL no Brasil com capacidade de atender vários clientes de diferentes mercados, irá desenvolver kits, fazer a prototipagem, gerenciar os itens envolvidos, montar, acondicionar em caixas e pallets para armazenagem e distribuição. Linhas de produção Inicialmente, são 7 linhas de produção com a capacidade de montar até 3 milhões de kits por mês, com flexibilidade para expansão no curto prazo. O Centro Multicliente de Packaging está localizado em Guarulhos, próximo ao Aeroporto Internacional, com uma área dedicada de 3,8 mil m², infraestrutura completa e capacidade de até 2,5 mil ...

Saiba o significado dos símbolos nas caixas de papelão

  As caixas de papelão são utilizadas diariamente em grande escala, em diversas empresas e distribuidoras, embalando e protegendo objetos que ficam dentro delas. Como normalmente não é possível saber o que existe dentro, a embalagem precisa indicar os cuidados que aquele item precisa ter. A primeira coisa que nos atentamos é o visual, aí que entra a importância dos símbolos nas caixas, que precisam ser impressos de forma bem visível para que as embalagens sejam tratadas de maneira adequada. Esses símbolos determinam o tipo de cuidado que é preciso ser depositado em determinada mercadoria. Com certeza você já viu um desses símbolos, ao menos de relance. Sabe o que significa cada uma das ilustrações? Não? Mas, aposto que agora surgiu uma certa curiosidade. Bom, as caixas de papelão têm impressos alguns símbolos que mostram a necessidade do cuidado na armazenagem e manuseio de acordo com os itens que estão dentro delas. Confira alguns signif...