Aconteceu ontem (24), nas dependências da Brasil Terminal Portuário (BTP), a cerimônia de formatura da segunda turma do curso “O Trabalhador no Ambiente Portuário”. Direcionado a pessoas com deficiência, o curso tem como objetivo promover maior integração destes trabalhadores com o setor portuário e ampliar sua competitividade no mercado de trabalho. Ainda inédita no Porto de Santos, a iniciativa faz parte do programa ‘BTP para Todos’.
Nesta segunda etapa, o Programa abriu inscrições para pessoas com deficiência, residentes da Baixada Santista. O objetivo é ampliar a oportunidade de qualificação profissional no setor portuário, em diferentes áreas de atuação – do Administrativo ao Operacional. Com aulas realizadas na Casa do Visitante da BTP, o curso teve início no mês de setembro e foi dividido em 4 módulos, com duração total de 3 meses (72 horas).
Segundo o formando Lucas Amador Marasca, a iniciativa é uma oportunidade única de se preparar para o mercado de trabalho, estimular a convivência e a valorização das pessoas. “Eu nunca tinha tido tanto contato com pessoas como eu tive aqui. Não ganhei apenas conhecimento sobre o setor portuário, eu aprendi a me relacionar com pessoas diferentes de mim e também a importância dessa troca de conhecimentos”, explica Lucas.
Para compartilhar com os presentes a experiência e os desafios no ambiente portuário, colaboradores da BTP participaram do evento. Entre eles, estiveram alunos formados na primeira turma do curso, em 2015, e que hoje
integram o quadro de funcionários da empresa. Como é o caso do controlador de tráfego Jefferson Barbosa dos Santos, que relembrou sua trajetória. “Participar do BTP para Todos foi um grande marco. Nunca havia trabalhado na área portuária e, hoje em dia, aprendo cada dia um pouco mais”, conta.
Durante a cerimônia, o gerente de Recursos Humanos e um dos responsáveis pelo programa, Hudson Carvalho, reforçou a premissa do ‘BTP para Todos’ e o compromisso da empresa com a integração das pessoas. “Temos a valorização das pessoas como um dos principais valores da empresa. Nosso maior objetivo é que as diferenças, sejam elas quais forem, passem despercebidas no dia a dia. Pois o que conta apenas é o talento e o potencial desses profissionais”, conclui.
Conheça o ‘BTP para Todos’
Lançado em 2015, o programa BTP para Todos tem como objetivo estimular o exercício da cidadania e a integração da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, principalmente na região da Baixada Santista. Em formato inédito, a iniciativa promove a capacitação dos profissionais para o ambiente portuário, oferecendo curso totalmente gratuito. A segunda edição, realizada no 2ª semestre de 2016 e com 72 horas de carga horária, recebeu os alunos na BTP para familiarização com o segmento e imersão nas atividades de um terminal portuário.
Comentários
Postar um comentário