Um bom design na embalagem e a utilização do apelo de
sensibilização adequado são indispensáveis para o sucesso de vendas de
um produto.
Planejamento
A relação entre o produto e sua embalagem é tão estreita
que obriga que o planejamento em relação a ambos seja realizado de forma
conjunta, considerando aspectos mercadológicos e de custo. Vale lembrar
que há legislações específicas que definem as características básicas
das embalagens. Elas devem ser cumpridas para que a empresa não esteja
sujeita a sanções.
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Recomendações
Para que a embalagem seja bem-sucedida na missão de auxiliar nas
vendas dos produtos, é bom levar em conta algumas recomendações, que são
as que seguem:
- Pesquisas demonstram que dois números são estratégicos em relação ao consumo dos produtos: 3 e 85. Três segundos seria o tempo que o produto tem para atrair a atenção de quem está passando em frente a uma gôndola. Uma vez atraído, a chance de que o consumidor adquira o produto é de 85%.
- É preciso diferenciar, chamar a atenção. A diferenciação pode ser feita pela forma, cor, tipo e grafismo da embalagem.
- O ponto de partida é identificar a característica do produto que deverá ser valorizada para despertar o interesse do consumidor. Se o produto for destinado a suprir necessidades básicas, como é o caso dos alimentos, devem-se destacar as características nutritivas e de higiene. Se o consumidor vai adquirir o produto para presentear outra pessoa, a embalagem deve ser a mais bonita possível, pois o ato de presentear traz consigo a vontade de causar uma boa impressão.
- É preciso identificar o melhor material para acondicionar o produto, como vidro, metal, madeira, papelão ou plástico.
- O design da embalagem é fundamental. De nada adianta um produto ter qualidade se não tem um bom apelo de venda. Uma empresa especializada pode definir o design mais adequado, bem como um rótulo que sensibilize o consumidor.
- A embalagem deve ser de fácil uso e manuseio pelo consumidor.
Código de barras
O código de barras é uma ferramenta de identificação e
comunicação de produtos, serviços e localidades, com base em padrões
internacionais reconhecidos por empresas no mundo inteiro.
Impresso na própria embalagem ou em uma etiqueta aplicada ao produto,
o código de barras proporciona uma linguagem comum entre os parceiros
comerciais para a classificação de itens como tamanho, cor e tipo do
produto.
O código de barras também é um aliado do empreendedor na gestão do
negócio. Permite o controle de estoque, a rastreabilidade dos produtos e
o monitoramento das vendas, das compras, da margem de lucro, dos
estoques, do fluxo de caixa e de outras variáveis.
A GS1 Brasil, Associação Brasileira de Automação,
é uma associação multissetorial sem fins lucrativos e a única
organização responsável pela atribuição da Licença para Codificação de
Itens Comerciais (código de barras) e atende de micro a grandes empresas
e empreendedores individuais em todo o Brasil com soluções aplicadas
mundialmente.
São apenas três passos para você obter o código de barras com padrão
GS1 e uma série de vantagens, como cursos gratuitos e materiais de apoio
para melhoria do seu negócio, desde o controle do estoque até o caixa
no varejo.
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