Manter o crescimento e a lucratividade é, sem dúvida, uma das tarefas
mais desafiadoras para os empresários, em período de oscilações na
economia. Os custos logísticos representam parte importante das despesas
de muitas corporações e têm impacto relevante nos resultados
financeiros. De acordo com o Instituto de Logística e Supply Chain
(Ilos), os gastos com logística representam, em média, 7,6% da receita
líquida das empresas, considerando os custos com transporte, estoque e
armazenagem.
Nesse sentido, uma logística eficiente pode ser a porta de entrada
para manter a sustentabilidade dos negócios, pois colabora com a redução
de custos e o aumento do nível de serviço, cria eficiência e pode
ajudar, ainda, a atrair novos clientes. Com mais de 15 anos de atuação, a
Intecom Logística é um dos principais players nesse setor,
sendo um importante parceiro para as companhias que demandam transporte e
armazenamento de cargas, em todo o território nacional, de maneira
eficiente, e buscam otimizar os custos.
“A área logística de uma companhia precisa ser vista como parte
integrante da estratégia e, muitas vezes, é responsável por estabelecer
vantagem competitiva, gerando a conquista de novos clientes e aumento
das vendas. Temos boas soluções para apoiar as empresas na redução de
custos e melhoria de performance”, ressalta o gerente Comercial da
Intecom Logística, Rodrigo Boniaris.
Segundo Boniaris, uma logística eficiente pode impactar de maneira
positiva a rentabilidade de uma empresa, agregando valor ao negócio e ao
cliente e, inclusive, maximizando os lucros. O nível de serviço
prestado pela Intecom Logística, ou seja, a capacidade de entregar
exatamente no momento acordado está em níveis superiores à média do
mercado. “Em contrapartida, uma logística ineficiente é uma preocupação
constante de muitos empresários e pode comprometer os negócios”, alerta
Boniaris.
Quando as empresas contam com gestores que sabem da importância dessa
área, nos resultados finais, tendem a contratar parceiros com expertise
na gestão de toda a cadeia logística, que avaliam e revisam os
processos, que envolvem a distribuição e a armazenagem dos produtos,
desde a saída da linha de produção até a entrega ao cliente final.
“Dessa forma, as empresas se concentram no seu core business, deixando o trabalho da inteligência logística para um fornecedor qualificado”, explica o gerente Comercial.
Confira maneiras de utilizar a logística para obter melhores resultados, segundo Boniaris:
1. Entenda os custos de cada etapaOs custos
logísticos são uma preocupação recorrente de muitos gestores
empresariais. Por isso, o primeiro passo para alcançar a eficiência e o
ganho de performance está associado a compreender e identificar qual é o
gasto que cada uma das etapas do ciclo logístico gera para a companhia.
Em armazenagem e distribuição, alguns fatores, como produtos parados em
estoque por muito tempo e transporte sem planejamento, originam custos
desnecessários.
2. Revise os processos e reduza as despesas da cadeia logísticaAo
entender o valor financeiro de cada etapa, chegou o momento de revisar
os processos e aperfeiçoá-los ou acabar com aqueles que são considerados
ineficientes. Nesse sentido, é necessário analisar a necessidade das
despesas, considerando as particularidades da operação. Compreendendo
esse contexto, pode ser elaborado um planejamento mais assertivo,
visando melhores resultados.
3. Tenha um elevado nível de serviço e conquiste novos clientesAtuar
com um nível de serviço logístico acima da média, oferecendo
pontualidade na entrega da carga, representa, sem dúvidas, um
diferencial competitivo. É preciso verificar quais são as etapas que
geram ineficiência ao processo como um todo e precisam de solução.
Busque sempre oportunidades de automatizar os processos.
4. Alcance melhores resultadosCom a prática de
uma gestão logística eficiente e do melhor desempenho envolvendo toda a
cadeia, o resultado seguramente será o aumento do nível de serviço, a
otimização dos custos e o alcance da rentabilidade. Consequentemente, o
cliente final terá a percepção da melhoria da qualidade do serviço.
Comentários
Postar um comentário