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General Motors do Brasil e Infraero fazem acordo de fidelização em terminal de carga de Porto Alegre



Neste mês de julho, a Gerência de Negócios em Logística de Cargas do Aeroporto Internacional de Porto Alegre/Salgado Filho (RS) fechou acordo de fidelização com a General Motors (GM) do Brasil, uma das mais importantes empresas do setor automobilístico em operação no país. Com isso, todas as cargas movimentadas no terminal de logística de carga (Teca) pela empresa passarão a ser nacionalizadas no próprio complexo logístico.
O acordo foi estabelecido ao longo de cinco anos de negociações entre Infraero e GM, buscando equacionar necessidades logísticas e a máxima eficiência do processo de movimentação das cargas da empresa. Com a fidelização, a GM passa a garantir um trâmite ainda mais veloz para os volumes recebidos pelo Teca de Porto Alegre, trazendo ganhos de agilidade e competitividade.
Somente no primeiro semestre de 2016, a General Motors movimentou aproximadamente 74 toneladas de cargas no Teca de Porto Alegre, a uma velocidade média de desembaraço de quatro horas/tonelada. Esse tempo ainda tem perspectiva de melhoras com o acordo de fidelização, já que a empresa passará a contar com assessoria personalizada para garantir aumento na agilidade dos trâmites e redução dos custos.
“Contar com uma empresa do porte da General Motors no portfólio de clientes fidelizados da Infraero é um possível estímulo para que outras empresas do setor automobilístico se interessem pelas operações no nosso complexo logístico e os diferenciais operacionais e tarifários que a Infraero pode oferecer. A empresa busca ofertar as melhores condições operacionais para seus clientes, enfatizando sempre a excelência no atendimento, agilidade processual e o fomento ao desenvolvimento”, pontuou Ezequiel Ferreira, coordenador de Prospecção e Fidelização do Salgado Filho.

Sobre o Teca de Porto Alegre

Atualmente o terceiro complexo logístico mais movimentado da Infraero em tonelagem processada, o Teca de Porto Alegre movimentou no primeiro semestre de 2016 6.625 toneladas de carga nos setores de importação e exportação.
Entre as principais cargas movimentadas no Teca gaúcho, estão máquinas e equipamentos, produtos de informática, peças agrícolas e insumos de óticas na importação; e couro, armamentos, produtos de informática e máquinas na exportação.
Vale destacar, no entanto, que o terminal opera uma grande diversidade de volumes, o que pode ser enfatizado pelos trabalhos de fidelização e relacionamento com empresas realizado pela Gerência de Negócios em Logística de Cargas do Salgado Filho.
Somente no primeiro semestre de 2016, foram realizadas 39 visitas a clientes, entre fidelizações, manutenções de carteira e captação de novos clientes. Até o momento, além da General Motors do Brasil, foram firmados acordos de fidelização com outras cinco empresas: Saurer, do segmento têxtil, Dana, também do setor automotivo, Polimate e Irwin, do setor metal-mecânico, e Rastsat, do segmento de tecnologia.

Trabalho de fidelizações da Infraero

O trabalho de fidelização de clientes nas operações de carga de importação é um dos esforços regulares e extensivos da Infraero na busca pela excelência como elo do setor logístico. Nele, é cumprido em um ciclo de visitas a clientes estratégicos, com o propósito de apresentar a eles as estruturas logísticas, facilidades e diferenciais oferecidos pela empresa.
Nas visitas, são explicados processos e discutidas particularidades do processo de desembaraço dos produtos, como trâmite das cargas, tarifas e diferenciais de infraestrutura.
Em termos operacionais, o propósito da fidelização é incentivar os clientes usuários dos complexos logísticos da Infraero a nacionalizar as cargas pelos terminais, reduzindo a movimentação de volumes para desembaraço em zonas secundárias. Dependendo do planejamento, a centralização dos processos pode ser vantajosa tanto para o cliente, com reduções de custo e de tempo de entrega, quanto para a cadeia logística em geral, com ganhos de agilidade, atendimento de demanda e competitividade comercial.
Com sua agenda de fidelizações, o objetivo da Infraero é atender tanto aos prospectos de negócio da empresa quanto de seus clientes, além de contribuir para o estímulo à eficiência no processo de logística em âmbitos regional e nacional.

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