Sistema desenvolvido por estudante do CTC/PUC-RIO gera economia de US$ 10 milhões, no transporte marítimo
O Sistema de Suporte à Decisão foi
adotado pela Petrobras, em 2012, e minimiza os custos da operação em
embarcações de longo curso
Otimizar a programação de frotas de navios e reduzir os custos no
transporte de petróleo é a proposta do estudo defendido pelo estudante
de mestrado, Gustavo Diz, sob a orientação do professor Luiz Felipe do
Carmo, do Departamento de Engenharia Industrial do Centro Técnico
Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio). A produção brasileira atingiu
número recorde de, aproximadamente, 2,7 milhões de barris por dia, em
agosto de 2015, um crescimento de 9,5%, em comparação ao ano anterior. A
solução encontrada para atender às consequentes demandas de importação e
exportação foi o desenvolvimento de um Sistema de Suporte à Decisão
(SSD). Ao utilizar uma técnica de pesquisa operacional conhecida como
programação inteira, o modelo encontra a alocação ideal entre cargas e
navios, e minimiza os custos da operação em viagens de longo curso.
A Petrobras adotou o sistema em 2012, quando os testes práticos do
SSD foram iniciados. Com uma frota de 150 navios tanques, a empresa
define, semanalmente, todas as cargas que devem ser embarcadas durante
45 dias. Ao longo de três meses, Diz repetiu a mesma atividade realizada
pelo programador de navios da companhia, porém, utilizando o SSD. “A
cada semana, comparávamos as nossas programações, verificando a
viabilidade operacional e o custo de transporte de cada uma delas. Ao
final desse período, verificamos, em todos os testes, que a indicação do
SSD era não apenas aplicável, como também apresentou um custo de
transporte marítimo, em média, 7,5% menor do que o plano feito pela
equipe.”
De acordo com o mestrando, a estrutura do SSD pode ser dividida em
quatro etapas. Na primeira delas, é criado um conjunto completo de
programações capazes de atender todas as cargas disponíveis. Logo após,
são calculados os custos de cada uma delas. Esses dados são alimentados
em um modelo de programação inteira, que gera a combinação de
programações mais adequada, visando à minimização de custos de
transporte. Na etapa final, é utilizado um algoritmo matemático, que
busca a melhor solução para o problema.
A implantação desse tipo de sistema é inédita em programação de
navios de petróleo e rendeu a publicação de dois artigos em periódicos
internacionais, além do 2º lugar no Prêmio Apoena 2014 (oferecido pela
Petrobras) e uma indicação da PUC-Rio para concorrer ao prêmio de melhor
dissertação de mestrado profissional pela Associação Brasileira de
Engenharia de Produção (Abepro), em 2014.
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