– Estas são as seis primeiras de um total de 22 gruas do terminal que teve aporte de £300 milhões
As primeiras seis gruas cantiléver sob trilhos (cantilever rail-mounted gantry – CRMG) chegaram ao rio Mersey no início de maio, prontas para instalação no terminal de contêineres Liverpool2. Estas seis gruas são as primeiras das 12 necessárias para a fase 01 do terminal. Elas foram produzidas pela ZPMC, empresa de origem chinesa líder na fabricação deste segmento, que também forneceu as cinco gruas navio-terra (ship-to-shore – STS) já no local. O terminal terá oito gruas STS e 22 CRMG como parte do investimento de 100 milhões de libras esterlinas (aprox. R$ 506 mi).
As gruas serão capazes de realizar, em média, 20 movimentos por hora, com controle semiautomático conectado ao novo sistema de operação de terminal Navis N4 do porto. Elas têm uma capacidade de 40 toneladas e uma altura máxima de elevação de container acima do nível do cais de 21m (6+1 contêineres).
Mark Whitworth, presidente-executivo da Peel Ports, explicou que “a chegada dessa primeira remessa é mais um marco importante. Junto com os guindastes STS, os CRMGs são um sinal muito visível do investimento no porto, adicionando capacidade e eficiência a uma porta de entrava chave do comércio. O Liverpool2, com o apoio das nossas maiores ofertas logísticas e localização estratégica do porto, suprirá exportadores com uma rota para os mercados britânico e irlandês, contribuindo com a redução de custos, congestionamentos e emissão de carbono.”
As gruas partiram de Nantong, China, em março a bordo do navio Zhenhua 25, passando pelo sudeste da Ásia, India, Península Arábica e atravessando o canal de Suez a caminho de Liverpool. A viagem de mais de 20 mil quilômetros foi feita em 40 dias.
A Peel Ports também celebrou o retorno da Maersk ao Porto de Liverpool com uma recepção formal de boas-vindas à embarcação Antwerp. O evento teve a participação de representantes da Seago e Maersk, juntamente com clientes, e foi seguida por uma turnê pelo porto.
A Peel Ports também celebrou o retorno da Maersk ao Porto de Liverpool com uma recepção formal de boas-vindas à embarcação Antwerp. O evento teve a participação de representantes da Seago e Maersk, juntamente com clientes, e foi seguida por uma turnê pelo porto.
Antwerp, uma embarcação de 1.100 TEUs, fez sua primeira chamada em abril. Esta é a primeira vez que a Maersk Group Company utiliza Liverpool como rota para cargas do Reino Unido em mais de 10 anos, e será a primeira conexão direta do Grupo Maersk para a capital irlandesa.
A Seago é a mais recente operadora a introduzir um novo serviço via Liverpool, e vai oferecer uma nova rota de cargas entre Algeciras (Espanha), Liverpool (Inglaterra) e Dublin (Irlanda). O roteamento logístico por meio do Liverpoorl2 e Mar da Irlanda reforçará a oferta de conexões diretas de cargas com origem e destino ao noroeste da Inglaterra para a Irlanda e adiante para o Mediterrâneo, permitindo ligações comerciais com o norte e oeste da África.
Patrick Walters, Diretor Comercial da Peel Ports, comentou que “este é um passo significativo na transformação em curso no Porto de Liverpool. A Seago é uma das várias novas parceiras que temos já garantidas em 2016. Junto com o progresso na Liverpool2, a abertura iminente do centro de importação nacional do Porto Salford, e com o apoio que recebemos dos proprietários da carga à nossa iniciativa Cargo200, há um verdadeiro dinamismo sobre o noroeste. Provedores da cadeia de suprimentos e seus clientes estão em busca de soluções para redução de custos, congestionamentos e emissão de carbono. O interesse que temos visto da indústria indica claramente que estão, cada vez mais, olhando para Liverpool como um lugar promissor.”
O gerente geral da Seago para o Reino Unido e Irlanda, Robert Clegg disse: “Ficamos muito satisfeitos em receber este evento para comemorar o novo serviço do Antwerp e apreciar a hospitalidade calorosa da Peel Ports. Estamos entusiasmados por oferecer esta nova ligação por Liverpool e expandir nosso portfólio de produtos para os mercados do Reino Unido e Irlanda. Com tempos de trânsito competitivos e janelas de atracação convenientes, estamos bem posicionados para atender aos clientes que buscam novas oportunidades por meio desta conexão mediterrânea. Além disso, nossos clientes, localizados no interior de Liverpool agora podem acessar os mercados do Sul da Europa e do Norte Africano com a Seago como uma adição complementar a nossa oferta existente.”
Brian Godsafe, diretor administrativo da Maersk Reino Unido e Irlanda, acrescentou que “este serviço é um acréscimo positivo ao nosso portfólio atual. O feeder do mar da Irlanda oferece flexibilidade aos clientes na área do Liverpool e da região Noroeste”.
Brian Godsafe, diretor administrativo da Maersk Reino Unido e Irlanda, acrescentou que “este serviço é um acréscimo positivo ao nosso portfólio atual. O feeder do mar da Irlanda oferece flexibilidade aos clientes na área do Liverpool e da região Noroeste”.
No início deste ano, a WEC Lines, que pertence à MSC, introduziu uma série de novos serviços para o Porto de Liverpool. A X-press, maior transportadora independente de contêineres comuns do mundo, também iniciou serviços via Liverpool.
Liverpool2 terá suas operações iniciadas em fases, com testes marítimos que iniciarão em breve. Outros elementos do terminal semiautomatizado estarão em funcionamento no decorrer do segundo trimestre de 2016. A primeira fase do novo terminal estará plenamente operacional pouco antes do fim do ano.
Liverpool2 terá suas operações iniciadas em fases, com testes marítimos que iniciarão em breve. Outros elementos do terminal semiautomatizado estarão em funcionamento no decorrer do segundo trimestre de 2016. A primeira fase do novo terminal estará plenamente operacional pouco antes do fim do ano.
Comentários
Postar um comentário