Centro de distribuição: ter ou não ter?
Ter uma boa supply chain (ou seja, uma cadeia de suprimentos) se
refere principalmente à administração dos recursos necessários para a
atividade de uma empresa ou o abastecimento de uma rede de varejo.
O centro de distribuição é um departamento muito importante para a
área comercial. Através dele, redes de varejo conquistam vantagens
competitivas e conseguem se destacar no mercado. Além disso, empresas
que têm um bom planejamento estratégico conseguem diminuir seus custos
de entrega e aumentar a sua eficiência através da tecnologia, levando um
produto mais barato até as lojas.
Por que ter um centro de distribuição?
O cenário atual está muito competitivo. Por isso, pequenos ganhos em
preço, rapidez e agilidade fazem com que uma empresa tenha vantagem
sobre outra. Através de uma boa gestão da distribuição dos produtos, é
possível ser mais eficaz na utilização de recursos financeiros, humanos,
materiais e até mesmo do tempo.
Os centros de distribuição têm várias funções além de estocar
mercadorias. Eles existem para o processamento de dados e para dar
suporte na compra e coleta das mercadorias, sendo essenciais para o
pleno atendimento dos clientes.
Vantagens:
- Maior pode de negociação junto a fornecedores;
- Alto fluxo de mercadorias;
- Redução do investimento devido a centralização dos estoques;
- Maior controle em épocas de sazonalidade
Desvantagens:
- Uma etapa a mais para os produtos chegarem ao consumidor final.
- Aumento do custo com a folha de pagamento.
Mesmo com essas desvantagens, os aspectos ruins são minimizados ao adotar a prática global para os centros de distribuição, com as etapas de recebimento, movimentação, armazenagem e picking, ou seja, da entrada até a saída do produto.
Como contratar a melhor equipe?
Como contratar a melhor equipe?
Operador Logístico Certificado
É comum que para as vagas de um centro de distribuição, o contratador
se depare com uma grande dificuldade em encontrar profissionais
qualificados a um custo competitivo. Esta é uma vantagem que o operador
logístico com certificações ISO 9001, Anvisa (Agência nacional de
vigilância Sanitária) e Sassmaq (Sistema de Avaliação de Segurança,
Saúde, Meio Ambiente e Qualidade) saia na frente, pois as exigências que
este órgãos acabam impondo, faz com que os operadores logísticos
mantenham um programa rígido de treinamento e reciclagem de toda a sua
equipe, alem do que este profissional está acostumado a trabalhar com
diversos tipos de segmentos (alimentício, automobilístico, etc),
diversas configurações de armazenagem e separação (FIFO, FEFO, LOTE) e
por fim, as mais variadas tecnologias de sistemas WMS (SAP, Benner,
Mecalux, etc).
Estoques
Para definir os níveis de estoque é importante conhecer as
características de compra de seus clientes e o perfil dos seus
fornecedores, com base nisto analisar as necessidades e criar uma
estratégia para controlar o seu estoque. É importante utilizar o PDM
(Padronização de Descrição de Materiais), esta técnica oferece precisão
na identificação de materiais e minimiza erros operacionais, favorecendo
a sincronização da cadeia produtiva. Como ferramenta de controle temos o
Kanban que é uma metodologia de programação de ações, que define a ação
a ser realizada (compra, reabastecimento, troca) por meio de cartões
coloridos, com Kanban, a logística de suprimentos obedece ainda a outro
conceito, o JIT (Just in time), que se baseia na utilização imediata de
recursos, sem grandes estoques.
Controle de estoque e redução de custos
Na hora de gerenciar os estoques e posicionar os produtos visando o
melhor layout para a logística de movimentação é fundamenta a utilização
da ferramenta chamada curva ABC. Ela visa realizar um controle mais
detalhado dos produtos que estão em estoque, como também, otimizar os
custos. É importante conhecer os riscos e vantagens envolvidos, a
quantidade varia dependendo do produto, sua validade e o espaço ocupado
por ele. Para fazer os cálculos e decidir corretamente, é interessante
buscar a ajuda de um especialista. Ele será capaz de fazer um cálculo
correto, que diminua os riscos e custos de armazenagem dos produtos.
Centros de distribuição facilitam a compra de produtos em grande
quantidade, sendo possível obter descontos expressivos. Além disso, o
setor responsável pelas compras pode ser unificado, reduzindo as
despesas fixas das lojas que compõem a rede. Porém, para controlar todo o
estoque centralizado em apenas um local, contar com sistemas e ter uma
equipe treinada pode ser uma tarefa difícil de implantar. Considere
neste momento a possibilidade de optar por um operador logístico com
experiência comprovada em projetos de logística interna (in house) para
assumir o seu CD e fazer com que o sucesso deste importante investimento
seja garantido.
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