Pular para o conteúdo principal

DHL envia equipe de resposta a desastres e transporta medicamentos para regiões afetadas pelo terremoto no Equador


A DHL enviou sua Equipe de Resposta a Desastres (DRT, na sigla em inglês) para Manta, no Equador, para ajudar as vítimas do terremoto de magnitude 7,8 que sacudiu o país na noite de sábado (16/04). A empresa também está colaborando no transporte de doações, tendo colocado seu avião e caminhões à disposição das autoridades.

As doações de água e medicamentos que o governo equatoriano e a prefeitura de Guayaquil estão recebendo são transportadas em dois voos administrados pela DHL, que disponibilizou gratuitamente um avião.

A primeira carga, com 4.000 kg de medicamentos, saiu de Porto Principal às 11h30 de terça-feira, 19 de abril, com destino a Manta. A aeronave retornou a Porto Principal para realizar outro voo no período da tarde, com carga de 5.000 kg de água doada pela engarrafadora ARCA Continental, atuando coordenadamente com o Ministério da Produção, do Emprego e Competividade.

A equipe de resposta a desastres chegou ao país na quarta (20/04), para oferecer apoio logístico no Aeroporto Internacional Eloy Alfaro, em Manta. O grupo é formado por sete especialistas internacionais e dois locais, que coordenam a entrada da ajuda humanitária internacional e prepararão as mercadorias para posterior transporte até as regiões afetadas pelo desastre. Também colaboraram 11 voluntários locais com experiência em logística.

Por via terrestre, a DHL está mobilizando, a partir de Guayaquil, 2,5 toneladas de mercadorias declaradas abandonadas e doadas pelo Serviço Nacional de Aduanas do Equador (SENAE), que o Ministério da Inclusão Econômica e Social (MIES) organizará em kits para envio às regiões afetadas pelo desastre. Entre essas mercadorias, estão roupas, sapatos, produtos domésticos, materiais educacionais e brinquedos.

Gilberto Castro, chefe das equipes de DRT da DHL para as Américas, afirma que: “Depois de um desastre natural, é necessário agir rapidamente para fornecer às pessoas suprimentos básicos. A agilidade e o profissionalismo no manuseio dos produtos que estão chegando aos aeroportos têm um papel decisivo, e é aí que intervêm as nossas equipes de DRT, dotadas da experiência e dos conhecimentos de logística necessários para garantir a organização de todas as mercadorias, de modo que os alimentos e água potável possam chegar aos abrigos emergenciais sem contratempos”.

A rede do DRT tem três bases no mundo, no Panamá, em Dubai e Cingapura, onde são mobilizados, em até 72 horas, voluntários qualificados da DHL para a América Latina e o Caribe, o Oriente Próximo e a África, e a região da Ásia-Pacífico, respectivamente.

A equipe trabalha em cooperação com a ONU para resposta a desastres naturais. Já participou de mais de 30 missões humanitárias, como as que socorreram as vítimas do terremoto no Nepal em abril de 2015 e do ciclone nas ilhas Fiji em fevereiro deste ano. No fim de 2015, o DRT foi acionado no Brasil para apoiar as vítimas do rompimento da barragem de Mariana (Minas Gerais). Cinco voluntário treinados da DHL auxiliaram na triagem e distribuição de donativos às comunidades atingidas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qual a melhor opção para as transportadoras: lucro presumido ou simples nacional

TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGA TRIBUTAÇÃO LUCRO PRESUMIDO X SIMPLES NACIONAL O segmento do transporte rodoviário de carga esteve sempre numa condição diferenciada no que se refere a tributação e, o maior exemplo disto é a tributação pelo Lucro Presumido. Beneficiada com a mesma apuração do Lucro previsto para a indústria e o comércio quando estas são tributadas sobre 8% do seu faturamento, ao contrário do transporte rodoviário de passageiros que tem alíquota de 16%. Quanto à tributação pelo SIMPLES NACIONAL sempre foi discutível se seria vantajoso ou não optar por esta condição considerando que a Tabela III a qual está inserida não apresenta muitos benefícios pelas faixas de tributação. Com o advento da desoneração da folha (01/2014) praticamente a opção do SIMPLES NACIONAL se tornou inviável pois, somando todos impostos e contribuições do Lucro Presumido a tributação por este sistema é efetivamente mais favorável ao transportador. Lembramos que exis...

Saiba o significado dos símbolos nas caixas de papelão

  As caixas de papelão são utilizadas diariamente em grande escala, em diversas empresas e distribuidoras, embalando e protegendo objetos que ficam dentro delas. Como normalmente não é possível saber o que existe dentro, a embalagem precisa indicar os cuidados que aquele item precisa ter. A primeira coisa que nos atentamos é o visual, aí que entra a importância dos símbolos nas caixas, que precisam ser impressos de forma bem visível para que as embalagens sejam tratadas de maneira adequada. Esses símbolos determinam o tipo de cuidado que é preciso ser depositado em determinada mercadoria. Com certeza você já viu um desses símbolos, ao menos de relance. Sabe o que significa cada uma das ilustrações? Não? Mas, aposto que agora surgiu uma certa curiosidade. Bom, as caixas de papelão têm impressos alguns símbolos que mostram a necessidade do cuidado na armazenagem e manuseio de acordo com os itens que estão dentro delas. Confira alguns signif...

Fluxos Logísticos

  A logística, longe da visão sistêmica, é comumente associada somente ao transporte, à movimentação e à estocagem de materiais. E o que mais vemos hoje nas rodovias pelo país afora é caminhões de transporte variados com os dizeres: “Logística X”. Logo, a associação (logística = transporte) parece proceder, certo? A resposta mais correta a essa afirmação seria; sim e não! Outros grandes braços da logística seriam a gestão da cadeia de suprimentos e das informações. Por exemplo: as informações são necessárias à quantidade e qualidade do que será produzido. Este braço é tão ou mais importante do que o transporte simples, afinal precisamos saber o que produzir, como produzi-lo sem desperdício e onde entregar todo esse produto. Sem informações, investimentos ou estoques, nada disso seria possível. Algo que não podemos esquecer é que o tempo todo devemos ter uma visão sistêmica dos processos e nela incluir os fluxos. Ver os processos como partes de um todo maior. E, e...