Como conseguir ser respeitado como liderança dentro da empresa?
Escrito por Gustavo Marujo, especialista em empreendedorismo
Escrito por Gustavo Marujo, especialista em empreendedorismo
Na maioria das empresas, a palavra liderança remete aos cargos de diretoria, gerência e coordenação. Mas, ao contrário do que muitos pensam, liderança representa muito mais um comportamento ou uma atitude do que um mero cargo ou posição.
Em seu livro “O Verdadeiro Poder”, Vicente Falconi, uma das figuras mais influente do mundo dos negócios no Brasil, diz que liderar é bater metas consistentemente, com o time fazendo certo. Sendo assim, um bom vendedor só irá se tornar um líder de vendas excepcional caso mostre-se capaz de engajar seu time em prol do resultado desejado. Se ele tiver uma postura centralizadora em excesso, individualista, dificilmente terá sucesso. Para estimular a capacidade de liderança, algumas iniciativas podem fazer toda a diferença:
1. Reconheça seus membros
A primeira é a de ouvir e fortalecer os integrantes da equipe com transparência. Outra postura recomendada é a análise cuidadosa do problema, com o objetivo de identificar quem no time lidará melhor com o assunto em questão.
Entretanto, colocar em prática não é tão simples. Reconhecer que um membro do time tem mais habilidades que você para executar determinada tarefa não é um exercício tão fácil, até porque isso implica, muitas vezes, não levar o crédito por uma meta batida. Num vídeo em que Carlos Brito, CEO da AB-InBev, fala a respeito de liderança para um público de estudantes de Stanford, ele reforça que o sucesso de um líder deve ser medido pelo seu time.
2. Seja o exemplo
Outra postura que pode fazer toda a diferença é ser o exemplo. Na língua inglesa, existe a expressão “walk the talk”, ou seja, agir de maneira coerente com aquilo que se prega. Como alguém que chega atrasado a uma reunião pode cobrar pontualidade do seu time? Como um líder consegue exigir organização de sua equipe se não segue à risca os prazos estipulados?
Comportamentos contraditórios podem confundir a equipe sobre quais atitudes devem ser repudiadas e quais devem ser valorizadas. Bernando Hess, CEO da Heinz, conta que já vivenciou um dia como operador de ketchup na própria empresa. Sua intenção era mostrar como o valor “barriga no balcão” é importante, não só no discurso, mas principalmente na atitude de cada um do time, inclusive dos líderes, que devem inspirar pelo exemplo e transformar suas palavras em ações.
O líder não deve ter medo de sonhar grande e inspirar seu time. Em momentos difíceis, é ele quem traz soluções criativas para os problemas e instiga os colaboradores a buscar alternativas. Por exemplo, em um restaurante de alto padrão, aquele que tem um perfil de liderança provavelmente irá propor alguma novidade no cardápio ao deparar-se com uma crise.
3. Escolha suas batalhas e meça os frutos
Por fim, é preciso medir resultados. Ter ritmo e foco são dois pontos que um bom líder prioriza no dia a dia de um negócio. Assim como um bom maratonista, que mantém a velocidade ao longo dos mais de 40 quilômetros de prova, o líder é responsável por criar uma cadência na equipe, escolhendo as batalhas que valem a pena.
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