Numa fase em que são feitos balanços e afinam estratégias organizacionais e pessoais deixo aqui um conjunto de parágrafos para refletir sobre o sucesso profissional e pessoal.
Durante quase duas décadas que estou ligado à Logística, nas empresas e no ensino, centenas foram os profissionais com quem tive o gosto de partilhar experiências, uns desempregados outros na ativa, muitos indevidamente colocados na condição de desempregados e muitos outros a usufruírem de bons ordenados não correspondendo ao esforço que fazem para o merecerem, mas não é sobre estes últimos que quero escrever.
Desde pequeno que as minhas linhas orientadoras nos estudos e nas opções de trabalho se regem por uma frase que já tive oportunidade de escrever algumas vezes. Quem escolhe os caminhos mais fáceis ou salta de caminho em caminho, acaba no meio da multidão, onde ninguém dá por nós, nem nos dá valor.
Quem trabalha em Logística enfrenta desafios todos os dias e tem de ver cada dia de trabalho, cada operação, cada problema com olhos diferentes do comum dos Humanos. Ser ambicioso, motivado, confiante, organizado, trabalhar em equipe e ser focado são características que têm de estar bem trabalhadas em cada profissional
“Nas grandes Batalhas da vida o primeiro passo é querer vencer” Gandhi
É Lindo o percurso que se fez até chegar à entrega de um determinado produto ou serviço superando as expectativas do cliente. Da necessidade do cliente à entrega do produto muito acontece e nem sempre é valorizado: ideia em cima de ideia, problemas convertidos em desafios; desafios que se tornaram grandes problemas; simplificações que se tornaram obrigatórias; criatividade, engenho, carolice, muito trabalho e muitos cenários de planeamento. Cada avanço, um estímulo e mais uns tantos profissionais que se juntam e acreditam no trabalho que está a se desenvolver. Todos a apoiar e a dar ideias e a colaborar com o melhor que possuem para o sucesso dos projetos. Isto é vencer, vencer e mais importante que isso, descobrir a fórmula para vencer outras Lutas.
Muitas vezes somos confrontados com equipes desmotivadas, apagadas, mal formadas e o conflito reina, sendo que o cliente percebe rapidamente que algo não está bem e perde a confiança. Sem confiança não há negócio e muito menos a tão desejada fidelização do cliente. Acreditar e contagiar os colegas de trabalho com o nosso entusiasmo e profissionalismo é a mais gratificante recompensa do nosso esforço e reconhecimento do nosso trabalho.
“Os que são loucos o suficiente para acharem que podem mudar o mundo são os que o fazem.” Steve jobs
Para ter sucesso é preciso ser simpático, trabalhador, honesto, humilde, saber se comunicar, ter bom-senso, saber planejar e manter o foco. Na gestão do tempo há dois fatores a ter sempre presentes e que se articulam: a importância das atividades que desenvolvemos e a urgência das mesmas. Temos 4 conjugações para as atividades: não importante/não urgente; não importante/urgente ; importante/urgente e não urgente e importante. Muitos dos profissionais nem sequer fazem a classificação das atividades e vão gerindo o seu dia ao sabor do vento. O profissional de sucesso centra-se nas atividades importantes e não urgentes, planeando e gerindo recursos para a minimização dos custos.
Quando não há tempo as atividades continuam a ser importantes mas passam a urgentes gerando muito stress organizacional e pessoal e já não se otimizam recursos mas “apagam-se fogos”. Há outros que passam grande parte do tempo com atividades não importantes e não urgentes que lhe trazem alguma satisfação imediata (ex. jogos) mas rapidamente ficam com a cabeça em água quando lhe caem em cima as consequências da falta de resposta no tempo devido para as atividades importantes.
As características dos trabalhadores de sucesso na logística, que os consagram com o adjectivo de “Profissionais” foram aparecendo ao longo do texto e não as vou isolar do contexto nesta conclusão. Resumindo um profissional tem de Saber: Ser; Estar e Fazer e manter o foco na sua melhoria continua e da organização. Termino com uma frase que deve orientar todos aqueles que seleccionam trabalhadores e também orientar os jovens nas escolhas para entrarem no mercado de trabalho na Logística:
“Para se ter sucesso é preciso amar de verdade o que se faz senão, o mais certo é desistir.” Steve jobs.
Comentários
Postar um comentário