Pular para o conteúdo principal

Comece a gostar do “não”


O grande anseio de todos nós é ouvir o sim , mas, para cada sim, a média de nãos chega a 30 vezes – isso quando co­locado de maneira geral, e para todos os assuntos que nos rodeiam. Há uma gran­de resistência mesmo à possibilidade de receber um não – e esta pode ser uma das maiores falhas do ser humano.

Refiro-me aqui principalmente àque­le não que se relaciona ao fato de não gostar de ser contrariado, de não gostar de assumir os erros, de não reagir positi­vamente às críticas, em especial àquelas que nos agridem, mas que, na maioria das vezes, têm um fundo de verdade.
O não, tenho de convir, é péssimo. Não conheço ninguém que goste dele e acredito mesmo que nossa resistên­cia a ele já vem da infância – aliás, esta é uma das palavras mais proferidas por nossos pais. Contudo, sem ele não te­ríamos limites nem questionamentos, não iríamos parar para repensar posi­ções, nem daríamos a importância real ao valor do sim.

As reações ao não costumam variar de pessoa para pessoa, mas, dentro do grupo, nosso comportamento é avaliado pela referência estabelecida principalmente pela liderança e por todos os que expressam capacidades de liderança – aqueles que são queri­dos dentro dos grupos. Assim, todo e qualquer comportamento que esteja fora dos padrões que o próprio gru­po estabeleceu acaba sendo visto com maus olhos, provocando, dessa forma, algumas percepções que, com certeza, não são aquelas que a pessoa pensou ter gerado. Como, quando logo que proferida, a palavra não causa nas pes­soas uma resistência natural, tanto das lideranças quanto dos grupos, deve haver um grande esforço para que seja criada uma cultura onde o não, em vez de resistência, desencadeie reação de atenção: ou de procurar repensar nos­sas próprias atitudes ou de procurar tentar ouvir as razões do outro.

Esse é um assunto que eu considero dos mais importantes na formação, na conduta, na percepção e na construção pessoal e cor­porativa de uma pessoa, por isso, embora não goste de dar conselho, a mensagem que deixo para reflexão é a seguinte: Comece a gostar do não e preste muita atenção às suas reações diante dele. Porque no não mora uma das maiores fontes de aprendizado.

Fonte:http://empreendedor.com.br/empreendedorismo/comece-a-gostar-do-nao/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qual a melhor opção para as transportadoras: lucro presumido ou simples nacional

TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGA TRIBUTAÇÃO LUCRO PRESUMIDO X SIMPLES NACIONAL O segmento do transporte rodoviário de carga esteve sempre numa condição diferenciada no que se refere a tributação e, o maior exemplo disto é a tributação pelo Lucro Presumido. Beneficiada com a mesma apuração do Lucro previsto para a indústria e o comércio quando estas são tributadas sobre 8% do seu faturamento, ao contrário do transporte rodoviário de passageiros que tem alíquota de 16%. Quanto à tributação pelo SIMPLES NACIONAL sempre foi discutível se seria vantajoso ou não optar por esta condição considerando que a Tabela III a qual está inserida não apresenta muitos benefícios pelas faixas de tributação. Com o advento da desoneração da folha (01/2014) praticamente a opção do SIMPLES NACIONAL se tornou inviável pois, somando todos impostos e contribuições do Lucro Presumido a tributação por este sistema é efetivamente mais favorável ao transportador. Lembramos que exis...

Nova solução da DHL eCommerce poderá impulsionar comércio eletrônico no Chile

A DHL Supply Chain, empresa líder mundial em distribuição e armazenagem, lança no Brasil seu primeiro Centro Multicliente de Packaging (embalamento secundário). Também conhecido como copacker, o embalamento secundário consiste na produção de uma embalagem suplementar de um produto, conjunto de produtos, com ou sem brindes, para fins promocionais ou de comunicação de forma geral. O Centro, o primeiro da DHL no Brasil com capacidade de atender vários clientes de diferentes mercados, irá desenvolver kits, fazer a prototipagem, gerenciar os itens envolvidos, montar, acondicionar em caixas e pallets para armazenagem e distribuição. Linhas de produção Inicialmente, são 7 linhas de produção com a capacidade de montar até 3 milhões de kits por mês, com flexibilidade para expansão no curto prazo. O Centro Multicliente de Packaging está localizado em Guarulhos, próximo ao Aeroporto Internacional, com uma área dedicada de 3,8 mil m², infraestrutura completa e capacidade de até 2,5 mil ...

Saiba o significado dos símbolos nas caixas de papelão

  As caixas de papelão são utilizadas diariamente em grande escala, em diversas empresas e distribuidoras, embalando e protegendo objetos que ficam dentro delas. Como normalmente não é possível saber o que existe dentro, a embalagem precisa indicar os cuidados que aquele item precisa ter. A primeira coisa que nos atentamos é o visual, aí que entra a importância dos símbolos nas caixas, que precisam ser impressos de forma bem visível para que as embalagens sejam tratadas de maneira adequada. Esses símbolos determinam o tipo de cuidado que é preciso ser depositado em determinada mercadoria. Com certeza você já viu um desses símbolos, ao menos de relance. Sabe o que significa cada uma das ilustrações? Não? Mas, aposto que agora surgiu uma certa curiosidade. Bom, as caixas de papelão têm impressos alguns símbolos que mostram a necessidade do cuidado na armazenagem e manuseio de acordo com os itens que estão dentro delas. Confira alguns signif...