Como parte da meta de atração de cargas agrícolas e de se projetar
como alternativa para a exportação de grãos no Brasil, o Terminal de
Contêineres de Rio Grande (RS) vai escoar cerca de 7.700 toneladas de
soja, totalizando 275 contêineres, nesse segundo trimestre de 2015. Esse
será o maior embarque da commodity na história do Tecon, operado pelo
Grupo Wilson Sons há 18 anos.
Os embarques começaram no final de abril e têm previsão de seguir até
junho, quando toda a carga tiver sido escoada para a Shangai, na China.
A soja é tradicionalmente movimentada em navios graneleiros, de carga
solta, porém a tendência de conteinerização do grão e seus derivados é
cada vez maior, tendo em vista os gargalos logísticos e as vantagens
para os donos da carga e clientes no exterior. “O transporte via
contêiner garante o acesso a mercados que trabalham com volumes menores,
trazendo facilidade na distribuição, redução de custos, além do melhor
aproveitamento dos grãos que não sofrem alterações por condições
climáticas”, elenca Thierry Rios, diretor comercial do Tecon Rio Grande.
O embarque desses 275 contêineres de soja é um dos marcos na atração
de cargas agrícolas pelo terminal neste ano. Pela primeira vez, 3.000
toneladas de trigo ração foram escodas para o Vietnã, com conclusão da
operação em abril.
Para essas movimentações, o Tecon Rio Grande firmou uma parceria com a
Gomes e Marques, responsável pelo recebimento, armazenagem, estufagem e
transporte dos grãos até o terminal. Já a empresa Tradeagro ficou a
cargo pela comercialização com os clientes finais no país do Sudeste
Asiático.
Em fevereiro, o terminal também desenvolveu um projeto piloto inédito
para exportação de farelo de soja. Hoje essa carga passou a ser
embarcada regularmente para a Alemanha. “O Tecon Rio Grande vem fazendo
esforços comerciais e de inteligência de mercado para se projetar como
uma terceira via no país para o embarque de cargas agrícolas em
contêineres, em alternativa a Santos e Paranaguá. Essas soluções
reforçam a busca de alternativas logísticas acessíveis para nossos
clientes e para a economia do Rio Grande do Sul”, ressalta Rios.
Além das cargas agrícolas, o Tecon Rio Grande também quer desenvolver
o mercado, ainda incipiente, de importação de fertilizantes via
contêineres. O consumo da commodity no Brasil ainda é extremamente
dependente do mercado externo.
Transportado em contêineres, o fertilizante chegaria ensacado ao
terminal, pronto para ser vendido diretamente ao consumidor em
quantidades menores para a sua necessidade.
O início do projeto piloto para a carga está previsto ainda para 2015, com potenciais clientes já prospectados no Sul do país.
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