O mundo se curvou à onda do “sustentável”. Não adianta mais supor que esse é apenas um modismo e que sua empresa ou negócios não precisam aderir. Até para conseguir mais mercado e vender de forma crescente e eficiente seus produtos e serviços, é preciso que sua empresa demonstre alguma preocupação com o meio ambiente em tudo o que ela faz. Certo, mas o que sua logística tem a ver com isso?
Na verdade? Tudo. As mercadorias e bens que você transporta no dia a dia estão sendo movimentados por meios de transporte que, salvo raríssimas exceções, consomem combustíveis fósseis, como a gasolina, o diesel, gás e o querosene. Como tudo mais, isso gera um enorme impacto para o meio ambiente. Mas como você pode reduzir esse impacto e, ainda por cima, criar valor para o seu negócio?
Inteligência e objetividade
A forma mais rápida e eficaz de reduzir emissões e o impacto ao meio ambiente, e ainda por cima tornar sua empresa mais lucrativa e “verde”, é diminuir o número de viagens e remessas efetuadas. Com menos viagens, além de emitir menos poluição, você também estará economizando os gastos com logística em sua empresa. Mas isso deve ser realizado de forma inteligente e objetiva – afinal, você quer vender e despachar ainda mais produtos se possível. Então como fazê-lo, porém reduzindo o número de operações de transporte?
Em primeiro lugar, com tecnologia. Impondo em suas remessas um controle automatizado e informatizado, você poderá identificar viagens desnecessárias, unir remessas que possam ser entregues por um mesmo caminhão ou aeronave e criar lotes maiores, que permitam que cada caminhão contratado carregue mais produtos de uma só vez. A lógica do uso da tecnologia sempre foi a de reduzir tempos e movimentos, e também enxugar custos para você e sua empresa, mas agora você possui um novo motivo para investir – a sustentabilidade.
Estabeleça metas para a redução de viagens e contabilize isso em termos de redução de emissões – faturando em cima do apelo sustentável e criando um novo valor para sua marca e produtos.
Sustentabilidade em fornecedores
Alguns fornecedores do segmento logístico também possuem, atualmente, essa mesma preocupação. Efetuando revisões constantes em suas frotas e operando de forma mais inteligente, de modo a reduzir emissões e também o consumo de combustíveis, essas empresas são hoje o parceiro ideal para os seus negócios.
O problema da sustentabilidade entre pequenas e médias empresas no Brasil é que, segundo a visão que ainda é vendida ao empresário, ela incorre em novos gastos. Na verdade, especialmente para o segmento de transportes, a sustentabilidade como orientação de negócios funciona exatamente da forma inversa: economizando com fretes e transportes, você também está gerando valor e sustentabilidade. A equação é simples: menos viagens e emissões significam menores gastos, criam valor intangível e esse valor pode ser usado para divulgar e promover sua marca ou produto.
Comentários
Postar um comentário