Este conjunto de matérias, relatam as experiências do Professor José Elias de Jesus, catedrático e técnico em gestão portuária.
CARACTERÍSTICAS E APLICAÇÕES DOS SISTEMAS DE ARMAZENAGEM
Existem diversos tipos de estruturas de armazenagem, que são utilizadas de acordo com a necessidade do produto a ser armazenado e da área disponível. Estas estruturas podem ser classificadas, quanto a sua forma construtiva, como: armazenagem leve e armazenagem pesada.
Armazenagem Leve
São as tradicionais cantoneiras metálicas, conhecidas também como estanterias metálicas leves, constituídas por colunas cantoneiras em “L”. Possui perfis de chapa de aço dobrada, perfuradas continuamente segundo as necessidades de utilização, compostas por prateleiras, também em chapa de aço dobrada, com posição regulável na altura, aptas a suportarem cargas máximas de aproximadamente 300kg e volume máximo de 0,5cm³, uniformemente distribuído. Estas estantes são de armazenagem manual e, portanto, não utilizam equipamentos de movimentação. São utilizadas, normalmente, em almoxarifados de pequenas peças, arquivos mortos, bibliotecas, etc. Por ser um sistema de armazenagem, geralmente, manual, é adequado para armazenagem de itens considerados leves, ou utilizado para armazenamento de cargas consideradas baixas e de pouca rotatividade. A capacidade de carga uniformemente distribuída por prateleira de uma estante leve pode variar entre 50kg a 300kgf. Como as prateleiras são confeccionadas de acordo com a carga e dimensões a serem utilizadas, podem possuir reforços internos para o aumento gradativo da capacidade de carga da prateleira.
Podem possuir acessórios, dependendo da necessidade do produto a ser estocado, tais como: gaveteiros, separadores de prateleira, retentores; porta etiquetas, escadas tipo farmácia, fechamento de fundo, e lateral, em chapa ou em tela.
As estantes leves podem possuir um ou mais pisos intermediários, ou superiores formando um mezanino, com escada(s) de acesso ao(s) piso(s) superior(es).
De uma forma geral, estas estantes são dispostas formando conjuntos com diversas seções, monofrontais e bifrontais, até uma altura facilmente alcançável.
Suas principais características são: tradicionais cantoneiras metálicas – constituídas de perfis e chapas de aço, armazenamento de itens leves, não precisa equipamentos de movimentação e altura alcançável pelo operador ou com escada de 2 a 3 metros.
Armazenagem Pesada
São estruturas metálicas mais robustas, também com regulagem vertical dos planos de carga ao longo da altura das colunas, apropriadas a suportarem cargas unitizadas, consideradas altas, cujo peso exige que sejam utilizados equipamentos para movimentação/ elevação, como empilhadeiras, pontes rolantes ou transelevadores.
Existem diversos tipos de estruturas de armazenagem pesada, utilizadas para as mais diversas situações. Estas estruturas que variam de acordo com: a seletividade desejada, com a maior ou menor facilidade de acesso a uma carga qualquer, com a ordem de entrada e saída necessária e com o volume de armazenagem pretendida (medida de aproveitamento de espaço).
Entre elas encontra-se: porta pallets convencional, porta pallets dinâmico, estruturas push back, estruturas tipo drive-in, estruturas drive-thru e antillever.
Comentários
Postar um comentário