Pular para o conteúdo principal

Fórmula para um Profissional de Sucesso na Logística


Numa fase em que são feitos balanços e afinam estratégias organizacionais e pessoais deixo aqui um conjunto de parágrafos para refletir sobre o sucesso profissional e pessoal.
Durante quase duas décadas que estou ligado à Logística, nas empresas e no ensino, centenas foram os profissionais com quem tive o gosto de partilhar experiências, uns desempregados outros na ativa, muitos indevidamente colocados na condição de desempregados e muitos outros a usufruírem de bons ordenados não correspondendo ao esforço que fazem para o merecerem, mas não é sobre estes últimos que quero escrever.
Desde pequeno que as minhas linhas orientadoras nos estudos e nas opções de trabalho se regem por uma frase que já tive oportunidade de escrever algumas vezes. Quem escolhe os caminhos mais fáceis ou salta de caminho em caminho, acaba no meio da multidão, onde ninguém dá por nós, nem nos dá valor.
Quem trabalha em Logística enfrenta desafios todos os dias e tem de ver cada dia de trabalho, cada operação, cada problema com olhos diferentes do comum dos Humanos. Ser ambicioso, motivado, confiante, organizado, trabalhar em equipe e ser focado são características que têm de estar bem trabalhadas em cada profissional
“Nas grandes Batalhas da vida o primeiro passo é querer vencer” Gandhi
É Lindo o percurso que se fez até chegar à entrega de um determinado produto ou serviço superando as expectativas do cliente. Da necessidade do cliente à entrega do produto muito acontece e nem sempre é valorizado: ideia em cima de ideia, problemas convertidos em desafios; desafios que se tornaram grandes problemas; simplificações que se tornaram obrigatórias; criatividade, engenho, carolice, muito trabalho e muitos cenários de planeamento. Cada avanço, um estímulo e mais uns tantos profissionais que se juntam e acreditam no trabalho que está a se desenvolver. Todos a apoiar e a dar ideias e a colaborar com o melhor que possuem para o sucesso dos projetos. Isto é vencer, vencer e mais importante que isso, descobrir a fórmula para vencer outras Lutas.
Muitas vezes somos confrontados com equipes desmotivadas, apagadas, mal formadas e o conflito reina, sendo que o cliente percebe rapidamente que algo não está bem e perde a confiança. Sem confiança não há negócio e muito menos a tão desejada fidelização do cliente. Acreditar e contagiar os colegas de trabalho com o nosso entusiasmo e profissionalismo é a mais gratificante recompensa do nosso esforço e reconhecimento do nosso trabalho.
“Os que são loucos o suficiente para acharem que podem mudar o mundo são os que o fazem.” Steve jobs
Para ter sucesso é preciso ser simpático, trabalhador, honesto, humilde, saber se comunicar, ter bom-senso, saber planejar e manter o foco. Na gestão do tempo há dois fatores a ter sempre presentes e que se articulam: a importância das atividades que desenvolvemos e a urgência das mesmas. Temos 4 conjugações para as atividades: não importante/não urgente; não importante/urgente ; importante/urgente e não urgente e importante. Muitos dos profissionais nem sequer fazem a classificação das atividades e vão gerindo o seu dia ao sabor do vento. O profissional de sucesso centra-se nas atividades importantes e não urgentes, planeando e gerindo recursos para a minimização dos custos.
Quando não há tempo as atividades continuam a ser importantes mas passam a urgentes gerando muito stress organizacional e pessoal e já não se otimizam recursos mas “apagam-se fogos”. Há outros que passam grande parte do tempo com atividades não importantes e não urgentes que lhe trazem alguma satisfação imediata (ex. jogos) mas rapidamente ficam com a cabeça em água quando lhe caem em cima as consequências da falta de resposta no tempo devido para as atividades importantes.
As características dos trabalhadores de sucesso na logística, que os consagram com o adjectivo de “Profissionais” foram aparecendo ao longo do texto e não as vou isolar do contexto nesta conclusão. Resumindo um profissional tem de Saber: Ser; Estar e Fazer e manter o foco na sua melhoria continua e da organização. Termino com uma frase que deve orientar todos aqueles que seleccionam trabalhadores e também orientar os jovens nas escolhas para entrarem no mercado de trabalho na Logística:
“Para se ter sucesso é preciso amar de verdade o que se faz senão, o mais certo é desistir.” Steve jobs.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova solução da DHL eCommerce poderá impulsionar comércio eletrônico no Chile

A DHL Supply Chain, empresa líder mundial em distribuição e armazenagem, lança no Brasil seu primeiro Centro Multicliente de Packaging (embalamento secundário). Também conhecido como copacker, o embalamento secundário consiste na produção de uma embalagem suplementar de um produto, conjunto de produtos, com ou sem brindes, para fins promocionais ou de comunicação de forma geral. O Centro, o primeiro da DHL no Brasil com capacidade de atender vários clientes de diferentes mercados, irá desenvolver kits, fazer a prototipagem, gerenciar os itens envolvidos, montar, acondicionar em caixas e pallets para armazenagem e distribuição. Linhas de produção Inicialmente, são 7 linhas de produção com a capacidade de montar até 3 milhões de kits por mês, com flexibilidade para expansão no curto prazo. O Centro Multicliente de Packaging está localizado em Guarulhos, próximo ao Aeroporto Internacional, com uma área dedicada de 3,8 mil m², infraestrutura completa e capacidade de até 2,5 mil

41 concursos públicos pagam salários de até R$ 28,9 mil

São Paulo - Para quem quer seguir carreira pública, veja os concursos públicos com inscrições abertas. As oportunidades profissionais estão espalhadas por todas as regiões do país. Exército Há 67 vagas para o curso de formação de oficiais do quadro complementar e para o estágio de instrução e adaptação para o ingresso no quadro de capelães militares. Todas as oportunidades exigem nível superior. Para os curso de formação de oficiais há vagas para as áreas de administração, assistência social, ciências contábeis, direito, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, informática, nutrição, psicologia, terapia ocupacional e veterinária. Nesses casos, é preciso ter formação na área correspondente, ter no máximo 36 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula e altura mínima de 1,60 m para homens e de 1,55 m para mulheres. Para as vagas de capelães militares, há 3 oportunidades para sacerdote católico e uma para pastos evangélico. Podem participar da seleção, candidatos com idades entre

Qual a melhor opção para as transportadoras: lucro presumido ou simples nacional

TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGA TRIBUTAÇÃO LUCRO PRESUMIDO X SIMPLES NACIONAL O segmento do transporte rodoviário de carga esteve sempre numa condição diferenciada no que se refere a tributação e, o maior exemplo disto é a tributação pelo Lucro Presumido. Beneficiada com a mesma apuração do Lucro previsto para a indústria e o comércio quando estas são tributadas sobre 8% do seu faturamento, ao contrário do transporte rodoviário de passageiros que tem alíquota de 16%. Quanto à tributação pelo SIMPLES NACIONAL sempre foi discutível se seria vantajoso ou não optar por esta condição considerando que a Tabela III a qual está inserida não apresenta muitos benefícios pelas faixas de tributação. Com o advento da desoneração da folha (01/2014) praticamente a opção do SIMPLES NACIONAL se tornou inviável pois, somando todos impostos e contribuições do Lucro Presumido a tributação por este sistema é efetivamente mais favorável ao transportador. Lembramos que exis