Pular para o conteúdo principal

Gestão de Sistemas de Armazenagem – última parte


Este conjunto de matérias que estão sendo divulgadas, relatam as experiências do Professor José Elias de Jesus, catedrático e técnico em gestão portuária. Hoje, publicaremos a última etapa deste compêndio de textos.
MEZANINO
É uma estrutura de armazenagem pesada, que tem a finalidade de aproveitamento do pé direito de uma determinada área. Utilizado, basicamente, para armazenagem de caixas, produtos a granel, sacarias, etc., pode ser usado também como escritório. Esta estrutura é confeccionada por colunas, vigas, suportes, escadas de acesso, guarda corpo e piso superior. O mezanino pode ser revestido com piso superior em deckwall, madeira, metálico antiderrapante, liso ou grelhado.
Para confecção de projetos de mezanino são necessárias as seguintes informações:
  • Layout da área ou Área total (m²); Altura livre embaixo do mezanino;
  • Tipo de piso a ser considerado;
  • Carga máxima distribuída por metro quadrado (kgf/m²); e
  • Pé direito do prédio.
OUTROS SISTEMAS DE ARMAZENAGEM
Porta paletes triangular
O porta paletes triangular é uma estrutura ainda pouco conhecida no mercado.
Trata-se de uma estrutura de armazenagem estática, constituída por módulos independentes articulados, facilitando desta maneira a remoção das estruturas após o descarregamento.
Normalmente neste tipo de sistema não se utiliza corredores centrais e o material armazenado permanece na área por um tempo relativamente longo.
OUTROS ITENS NOS SISTEMAS DE ARMAZENAGEM
Guia para Empilhadeira
São utilizados nas estruturas porta paletes com operação de empilhadeira trilateral. Neste caso, se faz necessário a colocação do primeiro nível de longarinas rente ao piso, para que o primeiro nível de pallets fique acima da guia.
Pode ser usado também nas estruturas porta paletes tipo “drive-in” ou “drivethru”, cuja profundidade da rua necessite da guia para a correta operação da empilhadeira e colocação dos paletes.
A finalidade deste acessório é apenas de guiar a empilhadeira até a mesma se posicionar corretamente para a operação, não tendo a finalidade de proteção contra choques da empilhadeira, devendo o operador ser previamente treinado para operação neste tipo de empilhadeira.
Protetores de Coluna
São utilizados com a finalidade de proteger as colunas das estruturas porta paletes, convencional ou do tipo “drive-in” e “drive-thru”, contra choques de empilhadeiras. Os protetores normalmente são fabricados em chapa dobrada ou laminada e chumbados no piso. Se fazem necessários nas estruturas porta paletes operadas por empilhadeiras, principalmente em áreas de grande movimentação,
Existem ainda os protetores laterais que protegem toda a lateral, ou montante, das estruturas mono ou bifrontais.
Todas estas soluções existem, pois o choque da empilhadeira contra uma estrutura porta paletes pode comprometer a estrutura, podendo provocar a queda de um ou mais módulos, causando acidentes e prejuízos, às vezes irreparáveis, principalmente nas estruturas “Drive-in” e “Drive-thru”, cujas amarrações das colunas se fazem presente apenas na parte superior da estrutura.
Estrado de madeira, plástico ou metálico, utilizado como base de apoio de produtos acabados, matérias-primas, sacarias, caixas, etc. Para operação nas estruturas porta paletes é mais seguro a utilização dos paletes, cujos apoios sobre as longarinas sejam totais, sem saliência entre elas e, preferencialmente, que o palete utilizado seja de madeira nobre, pois, embora tenha um custo de aquisição maior, torna-se vantajoso, em termos de economia pela vida útil prolongada e pela maior segurança obtida.
Existem diversos modelos e medidas de paletes, porém, atualmente, o mais utilizado é o de padrão PBR, confeccionado em madeira de lei, que mede 1,0 x 1,20m.
Para confecção de projetos de estruturas porta paletes, para armazenagem de paletes, são necessários os seguintes dados:
  • Medidas do pallet utilizado – Frente x Profundidade x Altura total(pallet + carga) (F x P x H);
  • O lado do palete de entrada dos garfos da empilhadeira;
  • No caso de paletes com medidas especiais, verificar as entradas e direção dos apoios do pallet e também sua resistência;
  • Carga total por pallet (kgf);
  • Tipo de material a ser armazenado;
  • Tipo de empilhadeira ou equipamento utilizado para operação;
  • Corredor útil (entre pallets) para operação da empilhadeira;
  • Alcance máximo dos garfos da empilhadeira;
  • Pé direito disponível no prédio ou galpão;
  • Planta da área com a localização das colunas pertencentes ao prédio ou galpão;
  • Tipo de empilhadeira ou equipamento utilizado para operação.
Logística Dinâmica
  • Quantidade de pallets que se pretende armazenar;
  • Tipo de material a ser armazenado;
  • Medida livre entre colunas necessária para armazenagem;
  • Corredor útil entre estruturas porta paletes;
  • Pé direito disponível no prédio ou galpão;
  • Planta da área com a localização das colunas pertencentes ao prédio ou galpão.
Racks
O emprego de racks permite aproveitar a altura disponível do prédio ou galpão, podem ser empilhados e transportados sem transferir o peso para as mercadorias, por meio de equipamentos de elevação e transporte.
Existem diferentes tipos de racks, que se adequam para cada tipo de produto a ser armazenado. O rack é bastante utilizado em indústrias alimentícias ou distribuidores de laticínios.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova solução da DHL eCommerce poderá impulsionar comércio eletrônico no Chile

A DHL Supply Chain, empresa líder mundial em distribuição e armazenagem, lança no Brasil seu primeiro Centro Multicliente de Packaging (embalamento secundário). Também conhecido como copacker, o embalamento secundário consiste na produção de uma embalagem suplementar de um produto, conjunto de produtos, com ou sem brindes, para fins promocionais ou de comunicação de forma geral. O Centro, o primeiro da DHL no Brasil com capacidade de atender vários clientes de diferentes mercados, irá desenvolver kits, fazer a prototipagem, gerenciar os itens envolvidos, montar, acondicionar em caixas e pallets para armazenagem e distribuição. Linhas de produção Inicialmente, são 7 linhas de produção com a capacidade de montar até 3 milhões de kits por mês, com flexibilidade para expansão no curto prazo. O Centro Multicliente de Packaging está localizado em Guarulhos, próximo ao Aeroporto Internacional, com uma área dedicada de 3,8 mil m², infraestrutura completa e capacidade de até 2,5 mil

41 concursos públicos pagam salários de até R$ 28,9 mil

São Paulo - Para quem quer seguir carreira pública, veja os concursos públicos com inscrições abertas. As oportunidades profissionais estão espalhadas por todas as regiões do país. Exército Há 67 vagas para o curso de formação de oficiais do quadro complementar e para o estágio de instrução e adaptação para o ingresso no quadro de capelães militares. Todas as oportunidades exigem nível superior. Para os curso de formação de oficiais há vagas para as áreas de administração, assistência social, ciências contábeis, direito, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, informática, nutrição, psicologia, terapia ocupacional e veterinária. Nesses casos, é preciso ter formação na área correspondente, ter no máximo 36 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula e altura mínima de 1,60 m para homens e de 1,55 m para mulheres. Para as vagas de capelães militares, há 3 oportunidades para sacerdote católico e uma para pastos evangélico. Podem participar da seleção, candidatos com idades entre

Qual a melhor opção para as transportadoras: lucro presumido ou simples nacional

TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGA TRIBUTAÇÃO LUCRO PRESUMIDO X SIMPLES NACIONAL O segmento do transporte rodoviário de carga esteve sempre numa condição diferenciada no que se refere a tributação e, o maior exemplo disto é a tributação pelo Lucro Presumido. Beneficiada com a mesma apuração do Lucro previsto para a indústria e o comércio quando estas são tributadas sobre 8% do seu faturamento, ao contrário do transporte rodoviário de passageiros que tem alíquota de 16%. Quanto à tributação pelo SIMPLES NACIONAL sempre foi discutível se seria vantajoso ou não optar por esta condição considerando que a Tabela III a qual está inserida não apresenta muitos benefícios pelas faixas de tributação. Com o advento da desoneração da folha (01/2014) praticamente a opção do SIMPLES NACIONAL se tornou inviável pois, somando todos impostos e contribuições do Lucro Presumido a tributação por este sistema é efetivamente mais favorável ao transportador. Lembramos que exis