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Gestão de Sistemas de Armazenagem – Parte IV


Este conjunto de matérias que estão sendo divulgadas, relatam as experiências do Professor José Elias de Jesus, catedrático e técnico em gestão portuária.
ESTRUTURA DE ARMAZENAGEM “DRIVE-IN”
Sistema de armazenagem de paletes em que as empilhadeiras movimentam-se dentro da própria estrutura, ao longo de “ruas”, sendo os paletes armazenados longitudinalmente nas “ruas”, diminuindo desta maneira o número de corredores centrais entre estruturas. Os pallets são suportados por “guias”, apoiados sobre braços em balanço, fixados nos pórticos (montantes).
Este tipo de estrutura é geralmente utilizado para materiais de pouca variedade e que possuam pouco giro, ou uma estocagem do qual se trabalhe por lote. No sistema “drive-in” o último palete que entra é necessariamente o primeiro a sair (sistema LIFO – Last-In – First-Out).
No sistema “drive-thru” esta necessidade não existe, ou seja, o primeiro palete que entra pode ser o primeiro a sair (sistema FIFO – First-In – First-Out).
Vantagens
Proporciona alta densidade de armazenamento, graças à eliminação de corredores, ao mesmo tempo em que pode armazenar o mesmo número de paletes do que um porta paletes convencional, na metade da área, a inexistência de superposição direta de cargas evita o esmagamento acidental e o risco de queda de pilhas, o investimento de capital é relativamente baixo, quando comparado com qualquer outro sistema de alta densidade. Este Sistema pode utilizar empilhadeiras comuns, com pequenas modificações na estrutura de proteção ao operador (cabine), e com os acessórios específicos, além do sistema ser particularmente indicado para os casos em que a movimentação de entrada, e de saída, seja feita separadamente, e em que o estoque é movimentado de uma só vez, a intervalos prolongados.
Desvantagens
Para alcançar o palete do meio é necessário movimentar, primeiro, os que estão na frente, perda da velocidade de armazenagem devido ao tipo de operação, em comparação com o porta paletes convencional, redução da velocidade de viagem da empilhadeira, para garantir a movimentação segura dentro das colunas portas paletes, não mais do que um item pode ser estocado em uma linha, giro de estoque baixo, o último a entrar é o primeiro a sair e baixo acesso e, consequentemente, baixa seletividade.
ESTRUTURA DE ARMAZENAGEM “DRIVE-THROUGH”
“Drive-through” é um sistema similar ao anterior, acrescendo o fato de que possibilita ao equipamento de movimentação alcançar o palete, no interior da estrutura, pelos dois lados, ou seja, as empilhadeiras podem atravessar toda a extensão das ruas.
Este sistema, onde as ruas são os próprios corredores, permite a otimização máxima do espaço. A principal vantagem é a grande utilização do espaço, sendo recomendado para produtos em grande quantidade e pequena variedade.
ESTRUTURA DE ARMAZENAGEM “DRIVE-IN” DINÂMICO
Sistema dinâmico, onde as Longarinas (vigas) das prateleiras são substituídas por trechos de roletes ligeiramente inclinados, descendentes, no sentido da entrada para saída, possibilita: utilização do FIFO e entrega no ponto de consumo à baixo custo, além de mais armazenagem.
ESTRUTURAS CANTILEVER
Ideal para armazenar produtos com dimensões, formas, volumes e pesos variados, ou peças compridas, tais como: madeiras, tubos metálicos ou PVC, perfis, barras, madeira, móveis etc., normalmente estocada através de empilhadeira ou ponte rolante, sendo composta basicamente por cavaletes, bases, braços e contraventamentos. O sistema Cantilever tem como forma de recebimento dos produtos: Independente de seu tipo, todos deverão ser padronizados para que se projete uma estrutura adequada, necessita de equipamentos especiais para otimizar operação, tais como: empilhadeiras laterais com patola retrátil e pontes rolante.
Para confecção de projetos de estruturas Cantillever são necessários os seguintes dados:
  • Tipo de montante monofrontal ou bifrontal; Quantidade de braços por montante;
  • Número total de montantes;
  • Carga por braço ou por nível (kg);
  • Comprimento do braço;
  • Vão livres entre braços; e
  • Altura total do montante.
ESTRUTURAS DE ARMAZENAGEM “AUTO-PORTANTE”
Neste sistema, são as próprias colunas das estruturas de armazenagem que suportam todos os esforços próprios do edifício, seja nas laterais ou na cobertura.
Em função disso, a estrutura tem que ser estudada, especialmente, para que possa receber diretamente as paredes exteriores. É utilizado para alturas acima de 20 metros e as tolerâncias, tanto no projeto quanto na fabricação das estruturas, são mínimas. Estas exigências são necessárias, pois são utilizados transelevadores neste nível de altura. Os armazéns, com este tipo de Sistema de armazenagem, podem ser automáticos ou semiautomáticos.
Vantagens
Elimina a necessidade de construção de um edifício, previamente; Redução de custos para a instalação do armazém, possui grande capacidade de estocagem, em função da utilização de grandes alturas, além do prazo de instalação da obra sr menor do que o convencional.
Desvantagens
Pouca flexibilidade no que diz respeito à mudança de layout; Custo alto na aquisição dos equipamentos de movimentação de carga e alto custo de manutenção dos equipamentos de movimentação.
ESTRUTURA PORTA PALETES AUTO-VERTICALIZADO
A obtenção de altas densidades de armazenagem exige a utilização de sistemas, utilizando equipamentos não convencionais de movimentação, como empilhadeiras trilaterais e transelevadores capazes de operar em corredores intermediários, apenas ligeiramente mais largos que a empilhadeira.
As empilhadeiras podem, por exemplo, movimentar-se em pistas delimitadas por guias laterais e vir equipadas com dispositivos especiais, capazes de girar a lança para operação lateral do palete.
Algumas instalações contam com empilhadeiras controladas por computador e são dotadas de sistemas automáticos de localização das mercadorias, sendo maior o custo do equipamento de movimentação e de pisos, que devem ser excepcionalmente bem nivelados.
O uso de empilhadeiras é restrito à área de armazenagem, o que exige equipamento adicional para transportar os paletes, até a área de picking, e exigência de estrutura mais reforçada para suportar ou escorar o equipamento de movimentação.
Geralmente mais altas que as convencionais, estas instalações exigem tolerâncias mínimas de fabricação.
Suas vantagens são:
Combinam elevada densidade de carga com rapidez de movimentação e máxima seletividade individual e possibilitam o aproveitamento do pé-direito de grandes alturas.
ESTRUTURA PORTA PALETES DINÂMICO
Trata-se de um sistema dinâmico derivado do “Drive-thru”, onde os planos de carga estáticos são substituídos por pistas de roletes, ligeiramente inclinadas, descendentes no sentido da entrada para a saída.
O material entra por um lado (o do carregamento da estrutura porta paletes), movimenta-se lentamente, por força de gravidade, para o lado onde é selecionado ou seja, utiliza o sistema FIFO (First ln – First Out).
Este sistema possui as seguintes vantagens: mais armazenagem em menos espaço, pois existem apenas dois corredores, maior eficiência e rapidez quando se processa a separação das requisições. A “estrutura dinâmica” elimina, ainda, a perda de tempo nas operações de separação de requisições, pela colocação de todas as peças em uma única esteira de separação, curta e conveniente.
Desta forma, os carregadores das prateleiras e os separadores das requisições trabalham em áreas restritas, em linha reta, facilitando a supervisão e o total controle do estoque.
A “armazenagem dinâmica” supera o “drive-in” e o “drive-thru” em todos os aspectos imagináveis de funcionalidade para estocagens de alta densidade. Porém, o seu custo é maior devido a aplicação de transportadores e reguladores de velocidade nos planos de estocagem.
ESTRUTURAS PORTA PALETES PUSH-BACK
É um sistema de armazenagem dinâmica, no qual os paletes são armazenados sobre carrinhos, colocados em trilhos, e empurrados pelos paletes estocados sequencialmente nos módulos.
Normalmente, este tipo de estrutura estoca até quatro paletes de profundidade por nível. Esta estrutura utiliza o sistema LIFO (Last-In / First-Out), ou seja, o último palete que entra é, necessariamente, o primeiro a sair.
SISTEMAS DE ARMAZENAGEM “FLOW-RACK”
As estruturas “Flow-rack” são utilizadas, geralmente, para armazenagem manual de caixas plásticas, em conjunto com linhas de transportadores contínuos, para produtos que serão embalados e posteriormente expedidos.
O Flow-rack é constituído, geralmente, por pistas com rodízios plásticos inclinados, no qual as caixas são colocadas em sequência de um lado e retiradas do outro, onde são esvaziadas em caixas para embalagem nas linhas de transportadores.
Para confecção de projetos de estruturas “flow-rack”, são necessárias as seguintes informações:
  • Saber as dimensões da caixa (Frente x Profundidade x Altura), prever os números de planos por módulo, saber o número de caixas por plano, a carga por caixa (kgf), além da quantidade de caixas a serem armazenadas.
Na hora de estruturar o seu galpão de armazenagem, conte com a Altamira, pois desde 1972 produzimos soluções logísticas integradas.

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